(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

SEMEANDO LEITORES

Alunos da rede municipal concluem cartas ao futuro prefeito de Paranavaí

Na edição deste ano, o projeto desenvolvido pelo Diário do Noroeste em parceria com a Secretaria de Educação propôs a produção de textos destinados a Mauricio Gehlen

REINALDO SILVA

Da Redação

A Paranavaí dos sonhos de Miguel tem espaço para todo mundo. Tem mais saúde. Tem moradia. Tem qualidade de vida. O menino de 10 anos é aluno da Escola Municipal Cecília Meireles, em Paranavaí, e participa do projeto Semeando Leitores, uma parceria do Diário do Noroeste com a Secretaria de Educação.

Miguel conta que aprendeu sobre a estrutura da carta e a linguagem
Foto: Ivan Fuquini

Ele se divertiu com as palavras, mas, mais do que isso, encontrou conhecimento. Aprendeu a estrutura e a linguagem da carta, desenvolveu argumentos, mostrou que está atento às necessidades de Paranavaí.

Nesta segunda edição, o Semeando Leitores propôs a elaboração de uma carta destinada ao futuro prefeito Mauricio Gehlen, com o tema “A cidade dos meus sonhos”. Cada escola assumiu a missão de aplicar a redação e indicar a finalista. O prazo para entregar o texto de destaque termina nesta quarta-feira (27).

Na quinta-feira (28), a comissão avaliadora fará a leitura das 19 cartas apresentadas pelas escolas e definirá a grande vencedora. A premiação do concurso será no dia 5 de dezembro. O aluno será presenteado com uma bicicleta, e a professora responsável receberá uma poupança no valor de R$ 1 mil.

Davi, de 11 anos, está animado. Ele também é aluno da Escola Municipal Cecília Meireles e vê na produção da carta a possibilidade de ajudar a construir uma cidade melhor, “com mais farmácia popular e restaurante barato”. O menino é ousado, quer uma praia artificial em Paranavaí e até sugere o local: próximo ao Parque Ouro Branco.

Davi sugeriu ao prefeito que Paranavaí tenha uma praia artificial. Foto: Ivan Fuquini

De acordo com a professora Leilane Paula Barbosa de Melo Martins, que atua há seis anos na rede municipal de ensino, a produção da carta integrou diferentes disciplinas: língua portuguesa, artes, história e geografia. O debate intersetorial ajudou a aguçar o senso crítico dos estudantes.

“As crianças têm essa visão do imediato, da tecnologia, dos jogos. Quando conversamos, começaram a ter outra visão. Viram que existe uma sociedade. Questionaram, perguntaram, se colocaram no lugar do outro. Na sociedade, um depende do outro, e cada um tem o seu papel.”

Professora Leilane fala do trabalho interdisciplinar para a produção
Foto: Ivan Fuquini

Na cidade dos sonhos, há espaço para exercer a cidadania e acreditar que é possível melhorar no transporte público, na saúde, na educação… E se a proposta é dar asas à imaginação e traduzir os desejos em palavras, então também há espaço para pedir – por que não? – que Paranavaí tenha uma unidade do McDonald’s.

Compartilhe: