REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Ao final das atividades, os estudantes serão incentivados a apresentar ideias inovadoras que destaquem a importância da cidadania, da educação fiscal ou da educação financeira
Todas as pessoas têm direito à educação. Através do conhecimento, é possível alcançar a plenitude da cidadania aplicando os conceitos de respeito, ética e responsabilidade. Usando esse exemplo, a presidente do Observatório Social de Paranavaí, Elzi Garbo, explicou para os alunos do Colégio Estadual Cívico-Militar Flauzina Dias Viégas a importância da escola na formação de cidadãos e cidadãs conscientes.
Os estudantes do oitavo ano participam do projeto Cidadania em Foco – Educação Fiscal e Financeira em Ação. Receberam orientações sobre a Constituição Federal de 1988 e como é determinante na manutenção dos direitos da população. Também aprenderam que o voto consciente é uma ferramenta de transformação.
Alguém sabe quais são os três poderes? Executivo, Legislativo e Judiciário. Em qual deles atuam os vereadores? No Legislativo. Então, que tal conhecer a Câmara de Paranavaí? O projeto prevê uma visita à Casa de Leis, com dinâmica interativa e conversa a respeito dos papéis dos agentes públicos.
A professora Maria Aparecida Dias elogiou o trabalho do Observatório Social de Paranavaí e ressaltou que debates como esses estimulam a disciplina e o comprometimento. O tópico sobre as eleições também chamou a atenção da professora, da mesma forma que os apontamentos sobre direitos e deveres.
O CECM Flauzina Dias Viégas foi o primeiro a receber a equipe do Observatório Social, que também passará por mais 11 escolas de Paranavaí e Tamboara. Cada turma terá três encontros e os alunos receberão materiais gráficos com uma série de informações afins.
Ao final das atividades, os estudantes serão incentivados a apresentar ideias inovadoras que destaquem a importância da cidadania, da educação fiscal ou da educação financeira. Poderão criar jogos, aplicativos e peças de teatro, entre outras possibilidades.