(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
A primeira entrega dos uniformes para estudantes
A primeira entrega dos uniformes para estudantes

EDUCAÇÃO

Alunos de todas as 412 escolas de tempo integral receberão uniformes

Benefício permite que os estudantes se integrem ainda mais à comunidade escolar. Nos últimos quatro anos, o número de escolas que oferecem educação integral mais que triplicou no Estado, saltando de 73 em 2019 para 412 em 2025

O Governo do Paraná entregou nesta quinta-feira (3) os primeiros uniformes escolares que serão distribuídos para 80 mil estudantes do Paraná Integral, programa da Secretaria de Estado da Educação (SEED) que proporciona ensino integral a alunos da rede estadual.

Cada estudante receberá um kit com 10 peças: 3 camisetas manga curta, 2 camisetas manga longa, 1 bermuda, 2 calças de agasalho, 1 jaqueta de agasalho, e 1 blusa de moletom. Ao todo, serão entregues até o mês de agosto 80 mil kits nas 412 instituições que fazem parte do programa. O investimento é de mais de R$ 27 milhões.

“Hoje é um dia histórico para a educação do Paraná. São 80 mil estudantes sendo beneficiados por mais esta política pública do Governo. Lembrando que este é um programa de Estado, o que significa que daqui para frente, independentemente do Governo, estes kits chegarão a todos os alunos da Educação em Tempo Integral. Então, estou muito feliz em poder oferecer isso aos nossos alunos”, completou o secretário da Educação, Roni Miranda.

Para a coordenadora da Educação em Tempo Integral da Seed, Marytta Renn, o uniforme permite que os estudantes se integrem ainda mais à comunidade escolar. “Eles precisam se sentir parte daquele lugar, de um grupo, e o uniforme identifica, trazendo também segurança para os pais, sem contar a economia”, disse.

Os pais e alunos comemoram a entrega dos uniformes. “As peças são muito bonitas e de boa qualidade. Sem falar da economia que vamos ter lá em casa com o uso dos uniformes”, comemorou Diana de Fátima Melniski, que além é mãe de um estudante, é servidora do Colégio Estadual Geraldina da Mota.

“Meus pais gastavam bastante dinheiro comprando uniformes. Ainda mais que sou eu e meu irmão estudando aqui. Ganhar assim tantas peças juntas é muito bacana”, celebrou Letícia Nicole Padilha da Silva, de 13 anos, aluna do 8º ano.

“Os pais estão muito felizes também. E o uniforme promove a igualdade entre os alunos. E eles vão estar bem assistidos com roupas durante o ano todo”, reforçou a diretora do colégio em Campo Largo, Tatiana, Luciana Santos Hassi.

Paraná integral – Com o objetivo de proporcionar aos alunos da rede de ensino estadual uma educação ainda mais abrangente, o Paraná Integral oferta o ensino integral em 412 escolas em todo o Estado. Enquanto no ensino regular os estudantes assistem a cinco aulas diárias, totalizando 25 horas semanais (Ensino Fundamental) e seis aulas diárias totalizando 30 horas semanais (Ensino Médio), na educação integral são nove horas diárias e 45 horas semanais.

A duração das aulas é de 50 minutos, com café da manhã, uma hora de almoço, dois lanches (nos intervalos de 15 minutos) e lanche da saída. No total, os alunos fazem cinco refeições na escola.

O programa Paraná Integral ganhou força nessa gestão com a sanção da Lei Estadual 21.658/2023. Ela institui as políticas públicas voltadas à educação em tempo integral em instituições de ensino da rede pública estadual. O programa disciplina a carga horária dos docentes, os conteúdos que precisam ser trabalhados e delimita o escopo da atuação, inclusive para a educação especial.

Nos últimos quatro anos, o número de escolas que oferecem educação integral mais que triplicou no Paraná. Em 2019, o Estado contava com 73 unidades atendendo a modalidade. Em dois anos este número cresceu para 92 e, agora, 412 escolas oferecem educação em tempo integral.

Compartilhe: