Estudantes e professores de cursos de pós-graduação das universidades estaduais de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) podem se inscrever em disciplinas transversais promovidas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os cursos irão abordar temas pertinentes a diferentes áreas do conhecimento e serão ofertados exclusivamente na modalidade remota. As matrículas seguem abertas até 4 de março.
O projeto é coordenado pela UFPR, com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e desenvolvido em parceria com mais oito instituições públicas paranaenses, incluindo as demais universidades estaduais. As disciplinas contam com professores colaboradores e convidados dessas e de outras instituições de ensino, com o objetivo de favorecer a integração e a troca de experiências entre os diversos programas de pesquisa.
Atualmente, a iniciativa é composta por nove disciplinas distribuídas nos dois semestres letivos. No primeiro semestre serão ofertadas as disciplinas de Metodologia de Pesquisa Científica, Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica, Inovação e Empreendedorismo e Divulgação Cientifica e Popularização da Ciência.
Serão abordados pelas disciplinas, entre outros conteúdos, questões fundamentais da pesquisa científica, técnicas e critérios para a produção de trabalhos acadêmicos, noções de estatística, métodos descritivos de visualização de dados, modelos estatísticos, fundamentos de economia, ferramentas de inovação, fundamentos de marketing, conceito de divulgação científica, comunicação pública da ciência e noções para a produção de conteúdos.
Acadêmicos vinculados à UEM, à UEPG e à Unioeste devem entrar em contato com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação de cada universidade e solicitar a matrícula na disciplina. As aulas serão ministradas ao vivo, de forma síncrona, com registro de presença na plataforma Moodle, da UFPR. A equivalência dos créditos das disciplinas não ocorre automaticamente. É necessário que o estudante solicite o aproveitamento, podendo ser utilizado para equivaler uma disciplina da grade convencional, a critério do colegiado do programa de pesquisa.
Criado em 2017 com apenas a disciplina de Escrita Acadêmica em Inglês e um total de 520 vagas nas modalidades remota e presencial, o projeto oferece, atualmente, vagas ilimitadas em função do modelo exclusivamente online.