Aproximadamente 1.000 alunos das turmas de 2º ano das escolas municipais de Paranavaí estão passando pela Avaliação de Fluência em Leitura, um teste que tem como objetivo promover a alfabetização na idade certa. A Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) realiza as Avaliações da Fluência em Leitura em diversos estados brasileiros por meio de uma parceria entre as redes de ensino, Associação Bem Comum e Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
“A alfabetização é uma etapa fundamental do percurso escolar de qualquer estudante. Somente alfabetizada a criança será capaz de se comunicar com autonomia, adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades em diferentes áreas. Uma das dimensões da alfabetização é a fluência em leitura, que diz respeito à capacidade de ler textos de forma expressiva e sem grandes obstáculos, com atenção adequada à entonação, à ênfase e ao ritmo”, explica a supervisora da Secretaria Municipal de Educação, Adriana Contrera.
Em Paranavaí, a aplicação do teste está sendo realizada desde o dia 21 de março e vai até o dia 31 em todas as turmas de 2º ano das escolas municipais. A Avaliação de Fluência consiste na aferição da capacidade de os alunos lerem com velocidade e precisão (automaticidade) um número de palavras dicionarizadas e palavras inventadas, isoladas, além de um pequeno texto narrativo, em determinado tempo, seguido de três perguntas de compreensão.
Os resultados alcançados permitirão identificar o nível de leitura dessas crianças, de modo que ações específicas possam ser implementadas para desenvolver as capacidades de cada uma.
A avaliação da leitura oral passa a integrar um conjunto de instrumentos criados para a avaliação da alfabetização, produzindo informações sobre os processos de aprendizagem da língua escrita.
Fonte: Prefeitura de Paranavaí.
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