REINALDO SILVA
Da Redação
Ao entrar na biblioteca virtual é possível fazer uma busca por título e acessar a versão digital da obra desejada, com opção de baixar o arquivo para consultas futuras. Desenvolvido pelo estudante Vinicius de Oliveira Nogueira, o acervo reúne livros literários e didáticos, disponíveis para alunos e professores.
Vinicius tem 18 anos e está no terceiro ano do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, oferecido pelo Colégio Estadual Cívico-Militar Silvio Vidal, de Paranavaí. O projeto foi apresentado durante a 1ª Mostra de Cursos, realizada nesta quinta-feira (10).
Durante todo o dia, os visitantes participaram de brincadeiras educativas e se divertiram com jogos eletrônicos criados pelos estudantes. Essa interação com a comunidade interna e com o público externo tem grande importância, como destacou a diretora Maria Aparecida dos Santos de Souza. “Os alunos compartilham o que aprenderam em sala de aula e as pessoas conhecem os nossos cursos técnicos.”
Por enquanto, o CECM Silvio Vidal oferece duas opções integradas ao ensino médio, Administração e Desenvolvimento de Sistemas, ambos em parceria com a Unicesumar. A partir de 2025, terá início o técnico em Manutenção Automotiva, em conjunto com o Senai.
De acordo com Maria Aparecida, grande parte dos alunos que concluem os cursos técnicos consegue colocação no mercado de trabalho e alcança bons resultados.
É o caso de Cauan de Oliveira Lima, de 17 anos, que está concluindo o técnico em Administração. Ele trabalha na Blaip Coxinhas, em Paranavaí, há quase um ano e conquistou cargo de gerência. “Tudo o que aprendemos no curso, espelhamos na empresa e na vida.”
O adolescente compartilha os conhecimentos escolares com Luiz Fernando Barros Vieira, de 18 anos, e Lucas Jorge Martins, de 17 anos, que também estão no terceiro ano. Eles dão exemplos de áreas em que os técnicos em Administração podem atuar: recursos humanos, gestão, administração financeira…
Os três colegas de classe ajudaram a organizar a Mostra de Cursos e criaram um ambiente que remetia ao filme de animação Divertida Mente, explorando diferentes emoções facilmente identificadas no dia a dia – tanto na escola quanto fora dela. Representaram alegria, raiva, medo, ansiedade, inveja e vergonha e acrescentaram esses conceitos às atividades.
Para a professora Ana Cristina de Oliveira, coordenadora do curso técnico em Administração, o evento desta quinta-feira foi oportunidade para ampliar o conhecimento a partir da troca de experiências. O objetivo é desenvolver uma edição a cada ano.