Nesta segunda-feira, dia 17, os Alunos do Curso de Formação de Praças da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar participaram de Palestra do Programa de Integridade e Compliance do Estado do Paraná.
A palestra foi ministrada pelo Major QOPM Wladmir Denkewski, Chefe do Núcleo de Integridade e Compliance da PMPR. O evento foi ocorreu na Sala de Aula do Núcleo de Ensino da 3ª CIPM e fez parte da Grade Curricular na disciplina de Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais.
O Programa de Integridade e Compliance do Estado do Paraná apresenta-se como uma ferramenta de gestão e possui, como finalidade, promover uma cultura baseada na integridade, ética e honestidade, por meio de técnicas de prevenção e detecção de práticas irregulares e ilegais como corrupção, fraude, suborno e desvios de conduta. Essa cultura, junto às práticas de compliance, envolve funcionários, servidores, terceirizados e qualquer pessoa ou organização que tenha relação direta ou indireta com a Instituição.
O Compliance tornou-se política de Estado garantida pela Lei Estadual nº 19.857/2019, sendo regulamentada pelo Decreto Estadual nº 2.902/2019, que tornou obrigatória a implementação do Programa de Integridade e Compliance na Administração Pública Estadual, sendo a Controladoria-Geral do Estado do Paraná (CGE/PR) a responsável pelas diretrizes de implementação.
Os objetivos do programa, entre outros, são: Adotar princípios éticos e normas de conduta e certificar o seu cumprimento; Fomentar a cultura de controles internos na busca da conformidade e transparência em seus atos; Aperfeiçoar a estrutura de governança pública e de gestão de riscos; Estabelecer mecanismos de comunicação, monitoramento, controle, avaliação e auditoria; Assegurar o atendimento das solicitações de órgãos reguladores e de controle; Disseminar a adoção de boas práticas de gestão pública.
A palestra traz uma enorme bagagem positiva aos alunos soldados os quais foram instruídos a respeito de transparência e profissionalismo, o que, com certeza, trará benefícios para desempenharem o serviço policial militar.