REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A partir de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Sesc de Paranavaí desenvolve o projeto “Aprender e Jogar”, que promove atividades esportivas, lúdicas e psicomotoras com 89 alunos da Escola Santos Dumont. Na manhã desta quarta-feira, as crianças foram presenteadas com pares de tênis doados pela comunidade, graças a uma campanha desenvolvida pela equipe do Serviço Social do Comércio, a Maratona Solidária.
Entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro, mais de 3.400 pessoas percorreram o trajeto de 42 quilômetros. Os atletas que confirmaram a inscrição fizeram doações que permitiram a aquisição dos tênis. Ontem, durante a cerimônia que marcou a entrega dos calçados para as crianças, a gerente-executiva do Sesc de Paranavaí, Lidiane Galvan, destacou que o “Aprender e Jogar” começou em 2013 e já atendeu mais de 1.500 estudantes.
Mariana Rodrigues da Silva, 10 anos, é uma das participantes. Ela garantiu que o projeto de iniciação esportiva “ensina as crianças a terem mais paciência”. Ao mesmo tempo, podem se divertir. Ela não tem dúvidas de que as atividades ajudam a relaxar e até ajudam no aprendizado em sala de aula. Sobre ganhar os calçados, comemorou: “É incrível”. Acrescentou: “Tem várias crianças que não têm tênis, então é como se fosse um presente. Fica mais confortável e seguro, não deixa torcer o pé”.
No projeto “Aprender e Jogar”, as crianças de 7 a 10 anos praticam exercícios em grupo, valorizando o respeito e a cooperação. Algumas atividades colocam os estudantes em situações que fogem à rotina do dia a dia, por exemplo, quando praticam basquete em cadeiras ou jogam vôlei sentados. De acordo com o técnico de atividades esportivas do Sesc de Paranavaí, Marcos Scoz, assim também aprendem um pouco sobre as dificuldades que pessoas com deficiência enfrentam.
“O esporte transforma vidas, ajuda no desenvolvimento motor, cognitivo, físico e social e melhora a autoestima”, declarou Lidiane Galvan. Foi acompanhada pela secretária de Educação de Paranavaí, Adélia Paixão: “O projeto vai além do conteúdo curricular. Proporciona habilidades socioemocionais, espírito de equipe, resiliência, respeito ao grupo. Esta oportunidade vai refletir no futuro das crianças”.
Para o vice-prefeito Pedro Baraldi a educação é o caminho para a transformação da sociedade. Ele aproveitou a oportunidade para defender atividades escolares em tempo integral, e em nome da Administração Municipal agradeceu os idealizadores do projeto “Aprender e Jogar” e as pessoas que doaram tênis para as crianças.