12 crianças e 6 professores foram premiados esta semana por terem seus trabalhos escolhidos no Concurso de Produção e Ilustração de Textos Breves (para alunos dos 1ºs anos) e no Concurso de Produção de Textos e Leitura em Voz Alta (para alunos dos 2ºs anos) do projeto Semana da Alfabetização “Conectados com a Leitura e a Escrita – leitura na ponta da língua e escrita na ponta do lápis”.
E os premiados foram:
CONCURSO DE PRODUÇÃO E ILUSTRAÇÃO DE TEXTOS BREVES (1º ANO)
1º lugar
Autor: Christyan Ruan Machado Santana
Ilustradora: Giovanna Freitas de Oliveira
Professora: Simone Souza Batista
Escola Municipal Dr. José Vaz de Carvalho
2º lugar
Autor: Samuel José de Azevedo
Ilustrador: Enzo Henrique Borges Comper
Professora: Andréa Carla dos Santos Pereira
Escola Municipal Jayme Canet
3º lugar
Autor: Rafael João Heidemann
Ilustradora: Kauane Rech Santiago
Professora: Cláudia Regina Garcia Leal
Escola Municipal Maria Schüroff Back
CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS E LEITURA EM VOZ ALTA (2º ANO)
1º lugar
Autor: Mauricio Alves dos Santos
Leitora: Eloá Vitória de Matos Freitas
Professora: Walquíria de Matos Leite
Escola Municipal Dácia Figueiredo Fortes
2º lugar
Autora: Cecília Dzubanski Polido Beloto
Leitor: João Emanuel de Godoy Stresser
Professora: Fabiana Bazilio Pereira
Escola Municipal Prof. Elza Grassiotto Caselli
3º lugar
Autor: Vitor Hugo Santos Nakanishi
Leitor: Enzo Samuel Almeida de Souza
Professora: Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira Bonetti
Escola Municipal Noêmia Ribeiro do Amaral
Para a secretária de Educação, Adélia Paixão, “aprender a ler e escrever não é uma tarefa fácil. A pandemia de Covid-19 deixou muito claro para todos nós a importância de termos professores bem preparados, que apoiam as crianças neste processo de descobrir o mundo mágico das letras e das palavras. Como educadora, sempre trabalhei com as turmas de Alfabetização e tive o prazer de participar de momentos como esse, de comemorar as conquistas dos nossos alunos. É um novo mundo se abrindo diante dos olhos deles, quando eles passam a compreender as coisas não só através de figuras ou desenhos, mas de palavras, que trazem sentido e significado a tudo que está a sua volta. Só podemos agradecer a toda a equipe técnica das escolas, que estão comprometidas em garantir um futuro cheio de possibilidades para cada uma das nossas crianças”.
O projeto – Mais de 2 mil crianças da rede municipal participaram da 8ª edição do projeto Semana da Alfabetização “Conectados com a Leitura e a Escrita – leitura na ponta da língua e escrita na ponta do lápis”. O objetivo geral foi o de promover a interação entre a comunidade escolar, contemplando aspectos lúdicos e significativos ao ensino e a aprendizagem, despertando o desejo nos pequenos pela aquisição da capacidade de ler e escrever, seduzidos pelas boas histórias, poemas, cantigas e uso das mídias interativas como apoio na prática diária no processo de alfabetização.
O projeto foi embasado em conceitos e definições importantes acerca da Alfabetização e Letramento como o uso das mídias interativas no processo de ensino-aprendizagem, apontando as atividades pedagógicas, brincadeiras e jogos como base sustentável para que ocorra o aprendizado das crianças, principalmente no Ensino Fundamental I.
O Projeto foi desenvolvido entre 6 de março a 28 de setembro nas 19 escolas da rede municipal de Educação, envolvendo pelo menos 2 mil alunos de 1º e 2º ano, professores, pais, comunidade escolar e local.
A finalização do projeto culminou com os concursos que selecionaram as três melhores produções e ilutrações de textos breves das turmas de 1º ano e as três melhores produções de texto e leitura em voz alta das turmas de 2º ano. Os textos selecionados foram publicados em um e-book, organizado pela Secretaria Municipal de Comunicação, e as produções premiadas estão sendo utilizadas nos documentos administrativos, formulários e materiais de divulgação do projeto.
Exposições – Começou nesta terça-feira (26) e segue até sexta (29) a Semana da Alfabetização nas escolas da rede municipal de ensino de Paranavaí. O objetivo da atividade é divulgar e valorizar o trabalho realizado nas salas de alfabetização e promover a integração dos alunos, professores e das famílias, através das visitas nas escolas. O evento é uma alusão ao Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em setembro.
Durante toda a semana os trabalhos e atividades desenvolvidas nesta área com os alunos do Ciclo de Alfabetização (1º e 2º anos do Ensino Fundamental) estão em exposição nas escolas municipais. A visitação é aberta ao público em geral, inclusive para escolas e interessados de outros municípios da região. Cada dia de exposição conta com a participação de quatro ou cinco escolas que permanecem abertas para visitação nos períodos matutino (das 8h às 11h) e vespertino (das 14h às 17h).
“A semana de exposições e apresentações artísticas envolve mais de 2 mil alunos das turmas de alfabetização das 19 escolas municipais. A exposição é resultado do trabalho com os alunos em sala de aula durante o ano letivo. As escolas preparam oficinas, apresentações de dança, contação de histórias, teatros, jogos e também acontece uma troca de experiências, quando professores e alunos de escolas e creches próximas vão até a outra instituição e vêm o que outras crianças estão produzindo e aprendendo”, avalia a supervisora de Alfabetização da Seduc, Adriana Contrera.
Confira o cronograma de exposições da Semana de Alfabetização nas escolas municipais:
Terça-feira – 26/09
– Escola Municipal Ayrton Senna da Silva (período matutino e vespertino)
– Escola Municipal Clemente Niehues (período vespertino)
– Escola Municipal Maria Schüroff Back (período matutino e vespertino)
– Escola Municipal Elza Grassiotto Caselli (período matutino e vespertino)
Quarta-feira – 27/09
– Escola Municipal Dácia Figueiredo Fortes (período matutino e vespertino)
– Escola Municipal Getúlio Vargas (período matutino e vespertino)
– Escola Municipal Hermeto Botelho (período matutino e vespertino)
– Escola Municipal Neusa Pereira Braga (período matutino e vespertino)
– Escola Municipal Pedro Real (matutino)
Quinta-feira – 28/09
– Escola Municipal Cecília Meireles (período matutino e vespertino)
– Escola Municipal Noêmia Ribeiro do Amaral (período matutino e vespertino)
– Escola Municipal Jayme Canet (período matutino e vespertino)
– Escola Municipal Santa Teresinha (período matutino e vespertino)
– Escola Municipal Santos Dumont (período matutino)
Sexta-feira – 29/09
– Escola Municipal Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto (período matutino e vespertino)
– Escola Municipal Dr. José Vaz de Carvalho (período matutino e vespertino)
– Escola Municipal Edith Ebiner Eckert (período matutino e vespertino)
– Escola Municipal Rotary Arenito (período matutino)
– Escola Municipal Ilda Campano Santini (período matutino)
Fonte: Prefeitura de Paranavaí