O pai é um dos maiores exemplos que um filho pode ter na vida, e o esporte está cheio dessas histórias para comprovar. Um desses belos exemplos vem da família Venâncio de Paranavaí. A história de amor e dedicação ao esporte que atravessa gerações começou com o já falecido Francisco Estevam Venâncio, mais conhecido por Biga, apaixonado pelo Atlético Clube Paranavaí (ACP), time pelo qual foi jogador e treinador, entre outras funções. “Ele foi o melhor exemplo para todos nós”, comenta Jairo um dos seis filhos de Biga.
Mas é no atletismo que a família tem grande destaque até hoje. Ex-atleta, Jairo Estavam Venâncio, 48, ressalta que toda a família tem grande ligação com esporte e tudo se deu pelo fato de ele e seus irmãos verem o amor e a dedicação do pai, uma de suas inspirações para começar no esporte ainda criança.
Na carreira como atleta, Jairo foi diversas vezes campeão paranaense, brasileiro e quatro vezes campeão sul-americano, além de ostentar até hoje o recorde estadual alcançado na modalidade salto triplo no ano de 1992. Também já competiu nas provas do salto em altura e 100m rasos.
Casado com Laudeceia de Souza Venâncio e pai de três filha, Pamela de Souza Venâncio, 23, Letícia de Souza Venâncio, 22, Érica de Souza Venâncio, 20, Jairo ainda é muito participativo no esporte local.
O ex-atleta passa todo seu amor pelo esporte para as filhas. Lembra que um dos seus maiores sonhos era ter seu pai nas arquibancadas enquanto competia, mas pôde realizar esse sonho com a oportunidade de treinar suas filhas e vê-las competir. O ápice foi quando participou de um torneio em que duas delas competiram também.
Bastante emocionado, se diz muito orgulhoso em ver as filhas seguirem seus caminhos e conseguindo vencer na vida. E feliz por saber que parte do sucesso delas veio através do esporte, uma paixão de família que vem desde Biga.
Inspiradas na figura do pai, Pamela, Letícia e Érica se apaixonaram e se dedicaram ao atletismo, desde crianças. Elas já participaram e ganharam diversa competições. Hoje apenas Letícia ainda compete, Pamela e Érica trabalham e são estudantes.
Elas lembram que foi através do esporte que tiveram a oportunidade de conhecer vários lugares do Brasil, além de bolsas de estudos.
Foi através do esporte que Letícia conseguiu uma bolsa de estudos nos Estados Unidos. Ela é competidora dos 100m com barreiras e salto em distância, se diz agradecida por Jairo ser um exemplo de pai e ajudar a chegar aonde está.
Pamela, que decidiu deixar o esporte para se dedicar aos estudos, agradece ao pai por ter sempre incentivado e mostrado que o atletismo traria grandes oportunidades para sua vida. Na época das competições, ela era atleta das modalidades salto triplo, salto altura e salto em distância.
Érica, que também passou a se dedicar aos estudos, era atleta do salto em distância e salto em altura. Ela diz que o pai representa muito em sua vida, que é seu amigo e uma pessoa com quem ela tenta aprender sempre.