(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Educação terá o conjunto de ações anunciadas
Foto: Lucas Fermin/SEED
Educação terá o conjunto de ações anunciadas Foto: Lucas Fermin/SEED

EDUCAÇÃO

Ampliada ações de cuidado integral nas escolas da rede estadual

Ações contemplarão desde a prevenção de doenças até o fortalecimento do cuidado psicossocial e da saúde mental

Com foco na promoção da saúde e da qualidade de vida de estudantes, professores e demais profissionais da educação, o Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), anunciou a ampliação de um conjunto de medidas de atenção integral à comunidade escolar. O objetivo é fortalecer a cultura do cuidado contínuo, que favoreça o bem-estar físico, emocional e social de todos que fazem parte do cotidiano das escolas.

As ações contemplarão desde a prevenção de doenças até o fortalecimento do cuidado psicossocial e da saúde mental, reconhecendo que o pleno desenvolvimento dos alunos e a qualidade de vida dos professores dependem diretamente de um ambiente escolar que promova não apenas o aprendizado, mas também o suporte humanizado cotidiano.

Alinhada ao compromisso do Governo do Estado com a valorização da educação pública, a iniciativa engloba ações que já vinham sendo implementadas em escolas da rede estadual e, a partir de agora, passarão para novas frentes de atuação, com maior alcance e integração entre áreas.

“O ambiente escolar precisa ser um espaço de acolhimento e segurança para todos. Por isso, estamos ampliando esse pacote de ações com foco na saúde integral, especialmente no cuidado com a saúde mental e com a prevenção de doenças que impactam diretamente o desempenho escolar e a qualidade de vida dos nossos profissionais”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Saúde mental em foco – Com atenção especial à promoção da saúde mental dos membros da comunidade escolar, a parceria com a Sesa prevê a priorização no atendimento de alunos da educação básica que estejam em situação de sofrimento psíquico. O acordo entre as pastas garante mais agilidade na emissão de laudos e no encaminhamento a profissionais especializados, como psicólogos e psiquiatras da rede pública.

A medida busca assegurar que estudantes da rede estadual tenham acesso célere ao suporte necessário sempre que houver indicação de risco, prevenindo agravamentos e promovendo o cuidado integral.

Cuidados com o coração – No âmbito da atenção à saúde dos profissionais da educação, a cooperação terá o atendimento a portadores de doenças cardiovasculares, desde consultas e exames até procedimentos hospitalares. A iniciativa atende à preocupação crescente com a saúde do coração entre os servidores, especialmente diante do aumento de 12% nas internações por infarto agudo do miocárdio no Estado entre 2022 e 2023, conforme dados da Sesa.

Compartilhe: