(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

COMEMORAÇÃO

Amunpar completa 53 anos de atuação em prol do desenvolvimento regional

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Nesta quinta-feira (4), a Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) completou 53 anos de fundação. Prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas e lideranças se reuniram em Paranavaí a fim de comemorar a data e ressaltaram a história da entidade como promotora do desenvolvimento regional.

O prefeito de Terra Rica e presidente da Amunpar, Julio Leite, citou algumas conquistas alcançadas pelo Noroeste do Paraná graças à soma de esforços dos prefeitos associados.

“Tantas pautas importantes já foram retiradas do papel, como a Unidade Morumbi da Santa Casa, que era um sonho e hoje é realidade, a Unespar [Universidade Estadual do Paraná] aqui em Paranavaí é uma realidade, a duplicação [da BR-376] entre Nova Esperança e Paranavaí é realidade. Foram lutas de toda a classe política representativa da região, mas que passaram também pela Amunpar, junto com todos os prefeitos.”

Essa união, disse o presidente, é fundamental para chegar muito mais longe e crescer de forma ordenada e sustentável. As pautas atuais são claras e de grande relevância. São grandes investimentos que requerem a junção de forças, caso da duplicação da BR-376 entre Paranavaí e Nova Londrina e da ponte ligando Paraná e Mato Grosso do Sul.

Julio Leite também falou da necessidade de estabelecer o Noroeste do Paraná como região turística e ampliar os investimentos na agricultura.

O deputado federal Tião Medeiros prestigiou a solenidade e apontou a necessidade de lembrar daqueles que começaram a história da Amunpar.

“Só chegamos aqui porque alguém deu o primeiro passo.”

A primeira reunião da associação foi no dia 29 de maio de 1971, no gabinete do então prefeito de Paranavaí, Dionísio Dal Prá. A fundação oficial veio semanas depois, no dia 4 de julho do mesmo ano, reunindo 23 municípios. Hoje são 28 associados.

ESTATUTO DA AMUNPAR

Durante a celebração dos 53 anos da Amunpar, os prefeitos aprovaram o novo estatuto interno, com alterações para adequação à nova legislação federal. Antes não havia diretrizes específicas que regulamentassem as associações.

“Por exemplo, a Amunpar tem recolhimento de mensalidade dos municípios, mas não havia clareza sobre como utilizar esses recursos nas obras do prédio, na manutenção, no pagamento dos funcionários”, explicou o presidente.

De acordo com Julio Leite, a nova legislação, de 2022, trouxe condições de as associações implementarem o portal da transparência, como é o caso da Amunpar, fazer a prestação de contas, regulamentar os cargos e a remuneração dos servidores, direcionar as contas públicas. “Isso dá clareza e segurança para que a gente atue.”

A elaboração do novo estatuto da Amunpar se estendeu por meses, envolvendo funcionários, prefeitos e outras associações, até chegar ao modelo votado e aprovado na manhã desta quinta-feira.

“Levamos a minuta para todos os prefeitos antecipadamente para que pudessem ler, estudar, sugerir alterações. Como é um tema debatido há muito tempo e os prefeitos estão de acordo, fizemos a votação em turno único e já passa a valer”, informou o presidente. O novo estatuto, concluiu Julio Leite, marca um novo nascimento para a Amunpar.

Presidente da Amunpar ressalta papel do

Diário do Noroeste no registro da história regional

Na manhã desta quinta-feira (4), durante a comemoração dos 53 anos da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amupar), o presidente da entidade, Julio Leite, prefeito de Terra Rica, destacou a participação do Diário do Noroeste no registro da história regional.

“Quero aproveitar e agradecer o Diário do Noroeste. A história da Amunpar passou pelo Diário do Noroeste, que retratou e levou a toda a população os fatos mais importantes que foram discutidos aqui dentro ao longo dos anos.”

O reconhecimento público, disse Julio Leite, é justificado “por todo esse tempo que o Diário do Noroeste vem fazendo a cobertura das ações da Amunpar, as divulgações, a presença de vocês aqui, aumentando a visibilidade da nossa associação e nos dando respaldo muito grande para as ações regionais”.

Compartilhe: