REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) e o Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica) estarão presentes na 52ª ExpoParanavaí, de 24 de maio a 2 de junho. As duas entidades apresentarão as ações desenvolvidas em favor do desenvolvimento da região.
O Cica tem como missão promover a integração dos municípios consorciados, apresentando soluções sustentáveis para a sociedade. Assim, contribui com a gestão ágil e eficiente do poder público.
Entre as atribuições do consórcio está o auxílio na elaboração e na compilação de documentos que garantem licenças ambientais para áreas de transbordo para resíduos sólidos urbanos; implantação, instalação e operação de aterros sanitários; e construção e manutenção de barracões de reciclagem.
A equipe também atua no fortalecimento do sistema de logística reversa, incentivando e apoiando as prefeituras na realização de campanhas de coleta de produtos eletrônicos e seus componentes.
Esta semana, o secretário executivo do Cica, Osval Kulevicz, esteve com o presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, Mário Hélio Filho, para falar sobre as ações do consórcio e avaliar a importância da ExpoParanavaí como impulsionadora do desenvolvimento regional.
AMUNPAR
A Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) tem o papel primordial de tornar a região mais unida e forte, tendo representatividade marcante. A entidade contribui com soluções políticas e técnicas para a excelência na gestão pública.
Ao lutar pela autonomia dos municípios-membros, a Amunpar se torna referência e protagoniza a defesa de bandeiras importantes para a consolidação do Noroeste do Paraná como uma região próspera.
Entre os temas mais recentemente defendidos pela associação estão a duplicação da BR-376, trecho de Paranavaí a Nova Londrina, a construção da ponte ligando Paraná e Mato Grosso do Sul, a implantação do curso de Medicina em Paranavaí e o fortalecimento do turismo.