Nesta quinta-feira (23), a Guarda Municipal de Paranavaí atendeu uma ocorrência de animal de grande porte (cavalo) solto em via pública e dificultando o trânsito no local. Por conta disso, a GM ressalta mais uma vez que deixar animais soltos em via pública é crime de omissão de cautela e os proprietários podem ser responsabilizados com multas altas.
O secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito (Seprovpat), Jeferson Cattelan, lembra sobre os perigos de se ter animais soltos em via pública. “Os animais têm reações imprevisíveis e a presença deles na pista pode causar acidentes graves. Vale ressaltar que, em caso de acidentes com animais, o proprietário é o responsável por ressarcir os danos materiais dos veículos envolvidos e pode responder ainda por crimes graves em caso de haver vítimas”, frisa.
Na ocorrência desta quinta-feira, servidores da Diretoria de Trânsito (Ditran) encontraram um cavalo solto no Jardim André Luiz e pediu apoio da Guarda Municipal. O animal foi conduzido até a Sociedade Protetora dos Animais (SPAP).
Vale ressaltar ainda que nestes casos o proprietário estará sujeito a multa que pode variar de R$ 1.000,00 a R$ 4.000,00.