A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) realizou nesta terça-feira, dia 7, sua última reunião ordinária de 2021. Foi a primeira presencial do ano e da gestão do presidente Rafael Cargnin Filho, que tomou posse em janeiro já sob a pandemia da Covid-19. O encontro também foi de confraternização pelo fim de ano e pelo abrandamento da pandemia que tem permitido o retorno da maioria das atividades empresariais.
Na abertura da reunião, Cargnin, ao lado dos vice-presidentes Edgar Penha e Ed Wilson Baldan Mendes, agradeceu o empenho dos diretores e colaboradores em superar desafios. Ressaltou a qualificação técnica da equipe da Aciap. “Nós temos um time de colaboradores de primeira linha”, disse ele.
Em seguida comemorou a realização da primeira reunião presencial de sua gestão. “Tem gente que nem lembrava como era a Aciap”, brincou. Também agradeceu ao presidente do Sindicato dos Contabilistas de Paranavaí, Ricardo Polido, por transferir a sede do Sincopar para a Aciap e trazer junto o escritório da Junta Comercial do Paraná. “Mais pessoas estão frequentando a entidade”, disse.
Desafios e conquistas – Durante a reunião foi feita uma apresentação pelo gerente-executivo Carlos Henrique (Kaká) Scarabelli sobre as principais ações em 2021. “Um ano de grandes desafios e conquistas”, definiu ele.
Obedecendo uma ordem cronológica, Scarabelli lembrou da atuação da Aciap no COE, que avaliava e avalizava as ações de enfrentamento a pandemia em Paranavaí. “A entidade foi preponderante na defesa da nossa economia. De maneira profissional e habilidosa, apresentou diversas alternativas e soluções para antecipar as flexibilizações no nosso município”, lembrou ele.
Ainda dentro do contexto da pandemia, lembrou que a Associação mobilizou a cidade na maior campanha de arrecadação para o bem comum, que levantou recursos da ordem de R$ 320 mil. A ideia era adquirir a vacina Sputnik V, para antecipar a imunização da população. A compra da vacina se inviabilizou, mas os recursos foram destinados à causa, ou seja, para a Ala Covid da Santa Casa de Paranavaí e para o hospital de Campanha montado pela Prefeitura Municipal. A destinação foi feita em equipamentos e insumos.
Mais investimentos – Este ano, em comparação com 2020, a Aciap investiu 49,38% a mais em campanhas para estimular as vendas em datas especiais. Estes investimentos objetivaram evitar a evasão de consumidores para outros centros e atrair os da região para Paranavaí.
Outra atividade destacada foi o ajuizamento de ações coletivas na justiça em favor dos associados buscando recuperar tributos pagos indevidamente. Estas ações já beneficiaram mais de 20 empresas e recuperou mais de R$ 4 milhões para a economia local.
Ao longo do ano, a Aciap promoveu palestras, capacitações e treinamentos para aperfeiçoar a atuação empresarial. Muitas destas iniciativas foram online e outras presenciais. “A Associação se adaptou à nova realidade e levou conteúdo de excelente qualidade aos associados”, reforçou.
Finalmente, o executivo lembrou a recente atualização do estatuto. Frisou que a mudança preparou “a entidade para desafios do futuro. Além de lutar pela causa classista empresarial, a ACIAP também poderá atuar como referência em inovação e como administradora de benefícios para clientes”.