REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A fila se forma na frente da Escola Municipal Hermeto Botelho, em Paranavaí. É terça-feira, 7 de fevereiro de 2023, primeiro dia de aula, e as crianças aguardam a abertura do portão para entrar na companhia dos pais. Antigos colegas de classe se reencontram e os que estão chegando agora aproveitam para fazer novas amizades.
Ali estão Glaucia da Silva e a filha Maria Eloá, que está no quinto ano do ensino fundamental, última etapa de ensino na EM Hermeto Botelho. A mãe diz que está empolgada e ansiosa. A menina responde que está mais.
Glaucia da Silva tece elogios à instituição, é maravilhosa e toda a equipe é muito cuidadosa com as crianças. A expectativa é que este ano seja ainda melhor, com a filha aprendendo cada vez mais e se preparando para a próxima etapa, o sexto ano, então na rede estadual de ensino.
Passa das 13 horas, pais e alunos começam a entrar na escola e seguem para a quadra de esportes. No sistema de som, a música “Era uma vez”, interpretada por Sandy & Junior e Toquinho. “Pra gente ser feliz, tem que cultivar as nossas amizades, os amigos de verdade… Só tem a ver quem já foi criança um dia.”
A diretora Claudimeire Venciguerra dá as boas-vindas e deseja que o ano letivo seja de muita aprendizagem. Pede que os pais transmitam mensagens de incentivo aos filhos, externa os agradecimentos e avisa: é hora de ir para a sala de aula.
As turmas se reúnem e são guiadas pelas professoras; os pais continuam acompanhando tudo de perto. Aos poucos a quadra esportiva vai ficando mais vazia e as crianças se acomodam. É hora de despedir dos pais e começar o ano letivo, de fato.
Antes de ir embora, Glaucia comemora que a filha Maria Eloá estará com os coleguinhas do ano passado e a mesma professora. “Era o que ela queria.”
A EM Hermeto Botelho tem aproximadamente 600 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Estão divididos em dois turnos, metade de manhã e metade à tarde. São 52 colaboradores entre professores, agentes e estagiários.
Em toda a rede municipal, são 550 docentes, 170 agentes de apoio educacional, 170 agentes de conservação, 89 cozinheiras e 25 pessoas no setor administrativo. As 41 instituições, centros de educação infantil e escolas, reúnem 9.365 crianças, sendo 3.262 na etapa infantil e 6.103 no ensino fundamental.
A secretária de Educação de Paranavaí, Adélia Paixão, garante que o início do ano letivo de 2023 transcorreu dentro da normalidade. “Não tivemos problemas.” Ela já havia informado que todas as escolas estavam preparadas para receber os alunos, com o estoque de merenda completo, além de materiais escolares suplementares e uniformes para todas as crianças.
Comentários 0