Recentemente a Igreja do Brasil viveu e celebrou o 3º Ano Vocacional, fazendo-nos um grande convite para contemplarmos o mistério vocacional, missionário e eclesial escondido no ícone dos discípulos de Emaús. Da contemplação daquela cena pascal, um grito se fez ecoar no coração e nas preces de todo este país continental bem como no de todos os vocacionados e vocacionadas, conscientes de que toda “Vocação é graça e missão” dada a nós pelo Deus Trindade fazendo “arder nossos corações” e colocando nossos “pés a caminho” para servir como o Senhor e testemunhar sua graça dada a nós pelo Batismo que é fonte de todas as vocações.
Assim, os superiores e superioras da Família Carmelitana do Brasil, com seus corações ardentes, prontamente desejaram que o Carmelo brasileiro pudesse viver e celebrar, como fruto concreto da vivência do 3º Ano Vocacional do Brasil, um ano vocacional carmelitano. Lembrando que a família do Carmelo é grande, pois o Carmelo, nome derivado do hebraico “Karmel” significa “jardim”, “campo fértil” ou “vinha do Senhor” (“carmo” significa “vinha”, “el” significa “Senhor”), é o Jardim ou a vinha do Senhor como exaltam as Sagradas Escrituras: “Eu vos introduzi na terra do Carmelo, para que comêsseis os seus frutos, e o melhor dela” (Jr. 2, 7). Como jardim ou pomar que tem uma diversidade de flores e frutos, assim é a Família do Carmelo. Somos muitos. Somos frades. Somos religiosas de vida de clausura e diversas Congregações e Institutos femininos de vida apostólica e missionária. Somos ainda leigos, leigas e jovens. Todos formamos a grande família do Carmelo com diversas expressões deste carisma para o bem da Igreja e suas necessidades, pois a espiritualidade do Carmelo não pertence a si mesmo, nasceu da Igreja e para a Igreja.
Com o desejo de viver bem este 1º Ano Vocacional Carmelita do Brasil, começamos a pensar e a definir o tema e o lema, pois eles ajudam a criar uma atmosfera de reflexão e meditação bem como unificar os objetivos, estratégias, metas e quais os frutos que desejamos que brotem da riqueza temática e vivência desse tempo. Assim nosso tema para este ano vocacional é: “Carmelo: um lugar, um caminho, uma missão”. O lema tem sua inspiração eliana, uma vez que o Profeta Elias, exaltado com louvores nas Sagradas Escrituras, é o pai e inspirador do Carmelo. Lema: “Jovem, levanta-te e vem beber desta fonte” (I Rs 17, 1-6). A abertura oficial deste ano foi realiza no dia 26 de novembro do ano passado e vai ter seu encerramento no dia 24 de novembro deste ano de 2024.
Para tornar eficaz este ano, estabelecemos alguns objetivos como metas, tais como: encantar os jovens para o carisma carmelita com nosso modo de vida, oração e missão; aprofundar no Carmelo Brasileiro a consciência (cultura) vocacional junto às comunidades religiosas (conventos e mosteiros) e grupos de leigos, bem como às paróquias, escolas e instituições, favorecendo o surgimento e acompanhamento de novas vocações; despertar nos jovens o amor a nossas figuras inspiradoras (Maria, Elias e Eliseu), fundadoras e fundadores, santas e santos, e o desejo de conhecer as várias formas de ser carmelita e motivar, em todas nossas ações, uma espiritualidade vocacional.
A você, leitor (a), pedimos que reze pelas vocações do Carmelo, reflita e conheça mais o carisma e a espiritualidade do Carmelo que já gerou tantos santos e santas e que de tão atual encanta jovens, adultos e famílias. Diante do convite de Cristo, que nos chama a viver nossa vocação, queremos deixar um convite especial aos jovens para nos procurarem. Estamos espalhados pelo Brasil inteiro e há mais de oito séculos nosso modo de vida tem sido um verdadeiro projeto de amor, cuja meta é a santidade.
* Frei José Leandro Alencar da Silva é articulador geral do 1º Ano Vocacional Carmelita do Brasil, membro da Província Carmelitana Pernambucana.