Federação das Apaes do Estado do Paraná assumiu a gestão da entidade no dia 29 de agosto deste ano, a fim de avaliar a situação e tentar resolver os problemas
REINALDO SILVA
Da Redação
O presidente da Federação das Apaes do Estado do Paraná (Feapaes-PR), Alexandre Augusto Botareli Cesar, afirmou que a intervenção em Paranavaí segue por tempo indeterminado. O principal objetivo é recuperar a credibilidade da instituição, abalada por críticas à gestão e ao modelo de prestação de serviços.
“A comunidade ainda tem ressalvas pelo que aconteceu. Estamos conversando permanentemente com os funcionários e com os pais”, disse Botareli Cesar.
Para entender o caso, é preciso voltar ao dia 29 de agosto de 2024, quando familiares de alunos da Apae de Paranavaí se reuniram em protesto contra a diretoria. Apontaram uma série de problemas, como a falta de transparência e a tomada de decisões sem consultas à comunidade.
Também reclamaram da demissão de profissionais com vasta experiência, substituídos por pessoas sem as devidas qualificações.
A intervenção começou naquela mesma data. Motivado pela renúncia da então presidente da Apae de Paranavaí, Evelyn Barão, na noite anterior, Botareli Cesar decidiu verificar a situação pessoalmente. Aproveitou a oportunidade para dialogar com os manifestantes e os funcionários.
Desde então, as análises da equipe de intervenção não indicaram indícios de desvio ou de irregularidades contábeis. Constataram, sim, parte dos problemas de gestão antes destacados pela comunidade, provavelmente por falta de experiência, ponderou o presidente da Feapaes-PR.
“Algumas atitudes intempestivas foram tomadas. Houve concentração da gestão em duas ou três pessoas e algumas pessoas não sabiam suas atribuições.” O trabalho, agora, consiste em qualificar devidamente os profissionais e restabelecer o ordenamento da Apae de Paranavaí, a ponto de recuperar a credibilidade junto à sociedade. O processo é gradativo e a expectativa é que a comunidade escolar participe ativamente.
De acordo com Botareli Cesar, ainda não há data prevista para a eleição da nova diretoria. Existe a possibilidade de que ocorra no mesmo período das demais Apaes do Brasil, entre outubro e novembro de 2025, mas só poderá ser confirmada depois que o trabalho da equipe de intervenção estiver concluído.