Na última terça-feira todos os professores/educadores da Rede Municipal de Educação de Loanda receberam uma formação continuada de aplicabilidade da lousa digital pela equipe da Educateca de São Paulo.
Em janeiro deste ano, o prefeito Zé Maria e a secretária municipal de Educação, professora Aparecida Helena, adquiriram para o município 60 lousas digitais. Apenas 5% entre as instituições públicas e privadas do país possuem a lousa digital, isso torna-se um privilégio para o município de Loanda pois modernizará o sistema educacional da Rede Municipal de Educação.
A lousa digital interativa funciona a partir de um computador integrado, um quadro sensível ao toque e um projetor. O quadro é colocado em um local e o projetor lança o conteúdo do computador sobre a superfície, garantindo que a informação seja exibida na proporção adequada para que todos visualizem.
A interação com a lousa digital ocorre porque a tela é touchscreen. Isso permite que o professor faça desenhos, sinais e anotações de palavras para enfatizar as informações que está transmitindo, podendo até mesmo interagir e promover a participação dos alunos.
Esse equipamento trabalha com uma variedade de formatos nas apresentações, exibindo conteúdos como: vídeos; textos; gráficos; imagens; mapas; ilustrações; slides; animações; e-books e muito mais.
Hoje, por exemplo, as pessoas podem perder a concentração, em média, após oito segundos, conforme um estudo conduzido pela Microsoft. Logo, torna-se fundamental atribuir dinamismo às apresentações para que o cérebro decida prestar atenção.
“Sendo assim, apostar na lousa digital é trabalhar uma linguagem multimídia e interativa que já está no cotidiano e, portanto, potencializa a retenção das informações transmitidas aos nossos alunos”, declarou a Secretária Aparecida Helena.