LUCIANO TRINDADE
DA FOLHAPRESS
O mítico gol contra o Juventus na Rua Javari. Os oito anotados em um mesmo jogo diante do Botafogo de Ribeirão Preto. Muitos recordes até hoje não superados, obtidos ao longo de 18 edições, em 11 das quais foi consagrado como o artilheiro.
Alguns dos principais feitos que ajudaram Edson Arantes do Nascimento a construir o mito de Pelé foram realizados no Campeonato Paulista.
Neste sábado (14), o Santos entrará em campo pela primeira vez desde a morte do Rei do futebol, ocorrida em 29 de dezembro de 2022.
O palco será a Vila Belmiro, o adversário, o Mirassol, e o torneio será aquele em que o ídolo estabeleceu as bases de seu reinado pelo clube, com dez títulos estaduais conquistados e 466 gols marcados, durante décadas em que o certame era o mais cobiçado pelos times paulistas.
Antes de a bola rolar, às 20h30, com transmissão de Premiere, Paulistão e YouTube (Paulistão), a equipe alvinegra promete fazer uma grande homenagem para o astro no gramado em que ele mais vezes balançou as redes no Estadual. Foram 267 gols na casa santista, um dos 28 estádios em que ele deixou sua marca em partidas pelo Paulista.
“A presença do Pelé valorizava a competição”, diz o ex-volante santista Clodoaldo, 73, à Folha. “Todas as torcidas queriam ver o melhor jogador do mundo. Além de ser uma época diferente, com muitos times fortes no interior, o próprio Pelé adorava o Campeonato Paulista.”
Campeão estadual em cinco ocasiões, sendo quatro delas ao lado do Rei (1967, 1968, 1969 e 1973), o ex-meio-campista lamenta que hoje a competição não seja tão valorizada. “O enfraquecimento das equipes do interior modificou bastante o torneio.”
Desde 2014, quando o Ituano ganhou do Santos na decisão, nenhuma equipe conseguiu furar o domínio dos quatro grandes do estado. Audax (2016) e Ponte Preta (2017) até chegaram à decisão, mas acabaram derrotados, respectivamente, por Santos e Corinthians.
Isso, para Clodoaldo, reflete bem “as dificuldades que os times do interior enfrentam para se manter em um nível mais competitivo.”
Primeira rodada – Antes do confronto entre Santos e Mirassol, às 20h30, na Vila Belmiro, o Campeonato Paulista terá a sua abertura com o duelo entre Inter de Limeira e São Bernardo, às 11h, no estádio Major José Levy Sobrinho.
Também no sábado (14), o Palmeiras estreia diante do São Bento, às 18h30, no Allianz Parque.
No domingo (15), o Corinthians enfrenta fora de casa o Red Bull Bragantino, às 16h, e o São Paulo pega o Ituano, às 18h30, no Morumbi.