(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Paraná registra mais de 5 mil doadores de sangue em uma semana e reforça a importância da doação regular
Foto: SESA/HEMEPAR
Paraná registra mais de 5 mil doadores de sangue em uma semana e reforça a importância da doação regular Foto: SESA/HEMEPAR

SOLIDARIEDADE

Após convocação, 5 mil doadores de sangue reforçaram o estoque em uma semana

O Paraná pediu e a população atendeu. Entre os dias 19 e 24 de maio, os hemocentros do Estado registraram 5.128 doadores de sangue, num aumento de 13,7% em relação à semana anterior, quando foram contabilizados 4.510 doadores. Somente em Curitiba, onde está localizado o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) que coordena a Rede Estadual, foram 1.222.

O aumento foi impulsionado por um chamado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na última segunda-feira (19), que alertou sobre a necessidade de reforçar os estoques, especialmente na capital. Embora os níveis estejam atualmente dentro do esperado, o alerta agora é para a manutenção do hábito de doar.

“Mais do que um ato de solidariedade, a doação de sangue demonstra amor e leva esperança para quem mais precisa. Queremos agradecer aos mais de cinco mil paranaenses que doaram e reforçar que a doação de sangue é uma demanda diária. Para quem ainda não conseguiu doar, agende sua doação e ajude a salvar vidas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Para otimizar o atendimento e o uso das bolsas de sangue por tipo sanguíneo, o Hemepar reforça que as doações devem ser agendadas, por meio do site da Sesa.

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.

O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Compartilhe: