(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini/Arquivo DN

TRÉGUA NO CALOR

Após duas semanas de verão intenso, tempo ficará mais ameno no Paraná nos próximos dias

O alívio no calorão esperado pelos paranaenses finalmente está chegando: uma frente fria se aproxima do Estado e a partir desta segunda-feira (10) as temperaturas finalmente devem cair, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar). A diminuição das temperaturas vem depois de duas semanas extremamente quentes no Estado, com cidades atingindo recordes de temperatura.

Neste domingo (9), no entanto, o tempo se mantém quente. “No final de semana, com a formação de uma frente fria na altura Sul do País, ventos de norte mais aquecidos entram no Estado elevando ainda mais as temperaturas. No Oeste e no Norte do Paraná as temperaturas podem chegar a 38°C. No domingo tempestades localizadas serão mais frequentes – principalmente na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral”, garante Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.

A diminuição das temperaturas deve, finalmente, chegar na próxima semana. “Na segunda-feira as temperaturas máximas entrarão em declínio inicialmente nas áreas mais ao Sul e Leste do Estado. Ao longo da semana essa redução alcançará os demais setores do Paraná”, afirma.

CALORÃO – Do dia 26 de fevereiro até a terça-feira de Carnaval, um quadro próximo a uma onda de calor foi percebido em várias cidades do Estado. Esse fenômeno é caracterizado por 5°C acima da média por pelo menos cinco dias seguidos. Em Cândido de Abreu, região Central do Estado, isso efetivamente ocorreu do dia 27/02 ao dia 4/03, com destaque para o dia 2 de março, que registrou temperatura máxima de 38,2°C. O número foi 7,7°C acima da média das temperaturas máximas para o período, que é de 30,4°C. 

Em Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, entre o dia 26/02 e o dia 3/03 as temperaturas ficaram 5°C graus acima da média, com exceção do dia 28/02, que teve uma temperatura máxima 4,5°C acima da média. Em Capanema, no Sudoeste, as temperaturas ficaram mais de 6°C acima da média entre os dias 1 e 4 de março, e em algumas datas a temperatura máxima passou de 40°C. Também no Sudoeste e no mesmo período, Francisco Beltrão teve temperaturas mais de 5°C acima da média. 

“Fevereiro foi bastante quente em todo o Estado com temperaturas até 2°C acima da média histórica. Em Curitiba desde o dia 9 de fevereiro até o início de março a temperatura máxima média também ficou acima da média histórica. Nos últimos dias, perto da costa Sul, até a temperatura da água do mar ficou mais elevada: 2°C a 3°C acima da média. Isso também favoreceu que as temperaturas ficassem altas. Um bloqueio atmosférico (massa de ar quente e seco) ficou estagnado sobre o Sul do País”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.  

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Compartilhe: