(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
O treinador Rogério Ceni comanda o São Paulo nesta quinta-feira
O treinador Rogério Ceni comanda o São Paulo nesta quinta-feira

PALMEIRAS-SÃO PAULO

Após quase sair, Gabriel Neves reencontra rival que o fez ressurgir

THIAGO BRAGA
DA UOL/FOLHAPRESS

Após vencer o jogo de ida por 1 a 0, o São Paulo se prepara para enfrentar o Palmeiras nesta quinta-feira (14), no Allianz Parque, em São Paulo (SP), pela partida de volta das oitavas da Copa do Brasil. A disputa marca também o reencontro do uruguaio Gabriel Neves com o time alviverde, em reedição dos clássicos que ajudaram o volante a se firmar como titular no clube tricolor.
A história dos jogadores uruguaios no São Paulo é repleta de capítulos vitoriosos. Pedro Rocha, Pablo Forlán, Darío Pereyra e Diego Lugano são os expoentes da ligação entre o time tricolor e o país vizinho. Além disso, representam períodos recheados de conquistas estaduais, nacionais e continentais.
Foi com o peso deste retrospecto que Gabriel Neves chegou ao Morumbi. Contratado em agosto do ano passado, ele demorou a se adaptar. Em 2021, entrou em campo 12 vezes, mas só foi titular em duas partidas.
Neste ano, porém, Gabriel Neves atuou em 17 jogos e foi titular em 11 deles. Sendo que nas últimas sete vezes em que jogou, ele começou a partida em todas. A reviravolta passa por mais confiança, mas o uruguaio também foi beneficiado pelas lesões de Luan, que precisou operar a coxa esquerda, e Andrés Colorado, além da oscilação de Pablo Maia.
Embora a sequência como titular tenha começado contra o Avaí, fora de casa, a afirmação de Gabriel Neves aconteceu nos dois clássicos contra o Palmeiras, disputados com intervalo de três dias. Depois de ser substituído no segundo tempo no jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o camisa 15 foi um dos destaques do Choque-Rei pela Copa do Brasil. Diante do Palmeiras, rival desta quinta-feira, Gabriel Neves atuou por 89 minutos. E foi elogiado pelo desempenho no jogo, vencido pelo time tricolor por 1 a 0.
“Ele [Gabriel] é bom de trabalhar no dia a dia. Para ele, jogar como primeiro volante é mais difícil. Ele, às vezes, é afoito para tentar tomar uma bola e abrir espaços nas costas, mas ele cumpriu nesses dois jogos [incluindo um pelo Brasileiro] contra o Palmeiras o objetivo de marcar um jogador de muito talento como o Scarpa”, declarou o treinador Rogério Ceni, em coletiva após o primeiro jogo com o Palmeiras pela Copa do Brasil.
Depois deste jogo, Neves ganhou mais espaço e emendou outras boas atuações, como no mata-mata contra a Universidad Católica, do Chile, que garantiu o São Paulo nas quartas de final da Copa Sul-Americana.
Apesar de ter virado titular em uma posição que não é a sua de origem, Gabriel Neves se mostrou confortável atuando em uma função mais defensiva. Mas não só. Dinâmico, ele desarma e aparece para jogar, circulando pelo meio de campo, seja dando opção ou ajudando a inverter o jogo.
Dados da plataforma Sofascore. especializada em estatísticas, mostram que o uruguaio teve acerto de passes superior a 85% em seis dos últimos sete jogos. Contra o Palmeiras pela Copa do Brasil, o camisa 15 ainda mostrou que a mira está em dia, ao acertar cinco de seis lançamentos, pegando os adversários desprevenidos.
No jogo de volta, ele terá de se desdobrar para ajudar o São Paulo a conseguir a classificação às quartas de final da Copa do Brasil. Além de auxiliar na marcação do rápido ataque do Palmeiras, Gabriel Neves também terá de ajudar o time tricolor a sair da pressão que será imposta pelos donos da casa desde o início, tentando repetir o que foi feito na final do Campeonato Paulista, quando o clube alviverde goleou o rival e ficou com o título.
Para a partida, o técnico Rogério Ceni ainda não poderá contar com Arboleda, Luan, Caio, Andrés Colorado e Alisson, que seguem no departamento médico. Nikão e André Anderson, recuperados de lesão, já treinam com a equipe, mas são dúvida entre os relacionados. Uma possível escalação inicial do São Paulo tem: Jandrei; Diego Costa, Miranda e Léo; Rafinha, Gabriel Neves, Igor Gomes (Talles Costa), Rodrigo Nestor, Patrick (Éder) e Welington; Calleri.
O Palmeiras, por sua vez, pode ser desfalcado por Rony, que sentiu dores na coxa esquerda durante o empate com o Fortaleza, no último domingo (10), pelo Campeonato Brasileiro, e se tornou dúvida. Em compensação, o atacante Gabriel Verón, que desfalcou o time alviverde nas últimas partidas após sofrer um corte no pé, já voltou a treinar com a equipe e pode aparecer entre os relacionados. Uma provável escalação inicial do técnico Abel Ferreira tem: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Dudu e Breno Lopes (Gabriel Verón, Wesley ou Rony).

Compartilhe: