(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

FINAL FELIZ

Após resgate em galinheiro, IAT devolve onça-parda à natureza em Umuarama; confira o vídeo

Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT), do escritório regional de Umuarama, no Noroeste, devolveram à natureza nesta quinta-feira (26) uma onça-parda (Puma concolor) que foi resgatada de uma propriedade rural no distrito Serra dos dourados. O felino tem em torno de dois anos e foi encontrado dentro de um galinheiro.

Por apresentar boas condições de saúde, sem ferimentos, o animal foi solto em uma mata da região, área de preservação ambiental, afastada da comunidade. A ação contou com o apoio do Batalhão da Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV).

“A onça estava muito tensa, brava, queria voltar logo para o seu habitat. Por isso, não conseguimos fazer a averiguação se era um macho ou uma fêmea”, explicou o chefe do IAT em Umuarama, Luis Carlos Borges Cardoso.

O Puma concolor possui pelagem acastanhada em quase todo o corpo, à exceção da região ventral, que é mais clara. É um felino adaptável, capaz de viver em ambientes montanhosos, desertos ou florestas. O peso e o tamanho da espécie costumam variar dependendo da região. São animais carnívoros solitários e territorialistas, com hábitos noturnos, e que se alimentam principalmente de pequenos mamíferos e aves.

COMO PROCEDER – Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.

Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

Compartilhe: