Os casos de engasgo, especialmente em crianças, são um problema comum no Brasil. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, mais de 94% dos casos acontecem em crianças menores de 7 anos, seja pela aspiração de algum alimento ou brinquedo. Saber como proceder em uma situação como esta pode fazer a diferença e salvar a vida de um bebê ou criança.
Segundo a médica pediatra Agnes Andrade, o primeiro passo é identificar se a criança está realmente engasgada. “Se ela está pulando, gritando, chorando, esperneando, ela não está engasgada”, alerta.
Isso porque, explica a pediatra, a obstrução pode ser parcial ou total. Caso seja parcial, a criança ainda pode chorar, tossir e se apresentar desconfortável. “Nesse caso, não tente introduzir o dedo, pois isso pode acabar empurrando o alimento e obstruindo a via aérea de vez. O recomendado é se encaminhar ao pronto atendimento imediatamente”, orienta.
Em casos de obstrução total, a criança não vai conseguir emitir som algum, chorar ou tossir, e terá dificuldade para respirar. Outro sinal que indica o engasgo total são os lábios do bebê, que podem começar a ficar arroxeados. “Ele pode ficar mais molinho e apresentar um estridor”, indica.
Identificada a obstrução total, a pediatra indica a realização da manobra de desengasgo. “Essa manobra será feita nos bebês até 1 ano, normalmente. Para começar, certifique-se de que a criança está viva, que reage. Retire-a da cadeira, segure a boquinha do bebê com os dois dedos para que permaneça aberta, deite sobre o seu antebraço e o seu antebraço sobre a coxa. Em seguida, você dará cinco tapotagens com a região do ‘gordinho’ da mão, entre os ombros da criança, no meio das costas. Depois vire ela novamente”.
Se a criança começar a chorar, tossir, ela já desengasgou. “Caso contrário, você vai utilizar dois dedos para fazer cinco compressões no esterno, o osso que separa o peito ao meio. Repita a manobra até desengasgar ou até o serviço de urgência chegar”, sinaliza Agnes.
Para bebês maiores ou mais pesados, crianças com mais idade e adultos, a manobra indicada é a de Heimlich. “Com a criança em pé, você vai deixá-la de costas para você, colocar uma mão na região do estômago e, com a outra, você vai abraçar a primeira mão e fazer movimentos para o fundo e para cima. Basta repetir o movimento até desengasgar.”
Em caso de dúvidas, consulte o médico pediatra de sua confiança.
SERVIÇO
Agnes Andrade – Médica pediatra (CRM 42.960 // RQE 31.841)
Endereço: Rua Manoel Ribas, 1978, Parque São Lourenço, ICT Clínica, em Paranavaí
Telefone/WhatsApp: (41) 9 9732-2294
Instagram: @agnes.pediatra
Comentários 0