(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PASSO A PASSO

Aprenda a fazer as manobras de desengasgo em bebês e crianças que podem salvar vidas

Os casos de engasgo, especialmente em crianças, são um problema comum no Brasil. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, mais de 94% dos casos acontecem em crianças menores de 7 anos, seja pela aspiração de algum alimento ou brinquedo. Saber como proceder em uma situação como esta pode fazer a diferença e salvar a vida de um bebê ou criança.

Segundo a médica pediatra Agnes Andrade, o primeiro passo é identificar se a criança está realmente engasgada. “Se ela está pulando, gritando, chorando, esperneando, ela não está engasgada”, alerta.

Isso porque, explica a pediatra, a obstrução pode ser parcial ou total. Caso seja parcial, a criança ainda pode chorar, tossir e se apresentar desconfortável. “Nesse caso, não tente introduzir o dedo, pois isso pode acabar empurrando o alimento e obstruindo a via aérea de vez. O recomendado é se encaminhar ao pronto atendimento imediatamente”, orienta.

Em casos de obstrução total, a criança não vai conseguir emitir som algum, chorar ou tossir, e terá dificuldade para respirar. Outro sinal que indica o engasgo total são os lábios do bebê, que podem começar a ficar arroxeados. “Ele pode ficar mais molinho e apresentar um estridor”, indica.

Identificada a obstrução total, a pediatra indica a realização da manobra de desengasgo. “Essa manobra será feita nos bebês até 1 ano, normalmente. Para começar, certifique-se de que a criança está viva, que reage. Retire-a da cadeira, segure a boquinha do bebê com os dois dedos para que permaneça aberta, deite sobre o seu antebraço e o seu antebraço sobre a coxa. Em seguida, você dará cinco tapotagens com a região do ‘gordinho’ da mão, entre os ombros da criança, no meio das costas. Depois vire ela novamente”.

Se a criança começar a chorar, tossir, ela já desengasgou. “Caso contrário, você vai utilizar dois dedos para fazer cinco compressões no esterno, o osso que separa o peito ao meio. Repita a manobra até desengasgar ou até o serviço de urgência chegar”, sinaliza Agnes.

Para bebês maiores ou mais pesados, crianças com mais idade e adultos, a manobra indicada é a de Heimlich. “Com a criança em pé, você vai deixá-la de costas para você, colocar uma mão na região do estômago e, com a outra, você vai abraçar a primeira mão e fazer movimentos para o fundo e para cima. Basta repetir o movimento até desengasgar.”

Em caso de dúvidas, consulte o médico pediatra de sua confiança.

SERVIÇO

Agnes Andrade – Médica pediatra (CRM 42.960 // RQE 31.841)
Endereço: Rua Manoel Ribas, 1978, Parque São Lourenço, ICT Clínica, em Paranavaí
Telefone/WhatsApp: (41) 9 9732-2294
Instagram: @agnes.pediatra

Compartilhe: