REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Turismo ecológico, de negócios, religioso, esportivo ou gastronômico. O Noroeste do Paraná reúne características que permitem explorar as atividades turísticas a fim de fortalecer a economia. É o que buscam os integrantes da Instância de Governança Regional (IGR) Águas do Arenito Caiuá (Aarca), que se reuniram nesta quinta-feira (19) em Paranavaí a fim de discutir questões legais e práticas para a formalização da entidade.
A apresentação oficial está prevista para o início de fevereiro, ocasião para a qual serão convidados gestores municipais e empresários. A intenção é convidar representantes de todas as atividades ligadas direta ou indiretamente ao turismo – entram nessa lista hotéis, pousadas, restaurantes e postos de combustíveis, só para citar alguns exemplos.
O presidente da IGR, Carlos Augusto Costa, explicou que o reconhecimento oficial da entidade pelo Governo Federal permitirá a aplicação de recursos do Ministério do Turismo em projetos e ações voltados para o desenvolvimento.
A formalização da entidade requer a inclusão de pelo menos cinco municípios da região no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Governo Federal, mas por enquanto são apenas dois, Paranavaí e Terra Rica. Inajá e Paraíso do Norte estão finalizando os trâmites e São João do Caiuá já iniciou o processo. Amaporã e Santo Antônio do Caiuá também demonstraram interesse em participar.
Na esfera pública, a prefeitura deve ter ou criar uma repartição específica de turismo, seja secretaria, seja diretoria. As empresas interessadas em fazer parte do Cadastur também devem cumprir algumas exigências.
Pode parecer burocrático, mas o retorno financeiro compensa, conforme avaliou Guto Costa. “A IGR vai fomentar o turismo. Os sócios poderão apresentar propostas, participar das tomadas de decisões e receber capacitações.” Também terão a oportunidade de conhecer eventos estaduais, nacionais e internacionais.
Paranavaí – O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Paranavaí, Carlos Emanuel Rodrigues, disse que uma lei está sendo elaborada visando à criação de um fundo municipal do turismo. A ideia é estabelecer o repasse mensal através de um imposto específico para as atividades ligadas ao setor.
O texto precisará ser apreciado pela Câmara de Vereadores antes de entrar em vigor e poderá ser utilizado como exemplo pelos demais municípios integrantes da IGR, 15 no total. Além dos já citados, integram o território da Aarca Alto Paraná, Cruzeiro do Sul, Guairaçá, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paranapoema, São Carlos do Ivaí e Tamboara.