“O que é o Natal para você?”
O Diário do Noroeste está desenvolvendo o Projeto Semeando Leitores, que propõe uma redação com o tema: “O que é o Natal para você?”. O objetivo é incentivar a prática da leitura e da escrita.
Hoje apresentamos a Escola Municipal Noêmia Ribeiro do Amaral, uma das participantes do projeto. A instituição de ensino, que tem como diretora a professora Alexssandra Silva Santos Rodrigues, participará com 37 alunos do 5º ano, sob o comando da professora Carisse Núbia Chaves.
Número total de alunos: 267. Faixa etária: de 5 a 11 anos.
A nota do último IDEB foi: 6,8.
Histórico da escola – A Escola Municipal Professora Noêmia Ribeiro do Amaral – Educação Infantil e Ensino Fundamental, iniciou seu funcionamento em fevereiro de 1998 e está localizada na Rua Capitão Telmo Ribeiro, 620, Jardim São Vicente.
Até o final do ano letivo de 1997, funcionava como Colégio Estadual Sílvio Vidal Ensino de 1º e 2º graus. Em 1998 cessaram a modalidade de ensino de 1º grau nesse estabelecimento, sendo então criada pelo Município de Paranavaí e autorizada a funcionar de 1ª a 4ª série.
A escola recebeu esse nome para homenagear a professora Noêmia Ribeiro do Amaral pela sua brilhante atuação como alfabetizadora desse estabelecimento de Ensino, onde lecionou até se aposentar. Em 5 de abril de 2008, aconteceu a inauguração da escola em novo prédio – atual, que passou a realizar o atendimento em período integral, com horário estendido (ampliação de jornada), pois desde o início do seu funcionamento, as crianças eram atendidas em prédio compartilhado com o Colégio Estadual Sílvio Vidal.
Dessa forma, as crianças passaram a ser atendidas no período matutino e vespertino. Além disso, a escola passou a ter a responsabilidade de construir conhecimento científico, criar hábitos de higiene, alimentação e cuidar da saúde física e mental das crianças.
No ano de 2009 foi autorizado o funcionamento do Centro de Atendimento Especializado em Deficiência Auditiva (CAE/DA) com uma Sala de Recursos Multifuncional na área da surdez, sendo a única Escola da Rede Municipal de Ensino que atende alunos surdos no Ensino Fundamental I.
Segundo a diretora, “nosso grande desafio é atender os educandos de forma plena, a fim de que sejam capazes de transformar a sua comunidade e torná-los cidadãos participativos capazes de tomar decisões e melhorar o mundo em que vivem”.
A partir de 2020 a escola teve seu trabalho pedagógico voltado para o ensino em período integral, visando, principalmente, que educandos e educadores pratiquem o slogan fundamentado na pedagogia de Paulo Freire: “Aprendizagem com autonomia e responsabilidade”. Onde também começou a ser atendidos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental até o quinto ano, e alunos com deficiência auditiva e intelectual, e de outros transtornos.
Além dos componentes curriculares da Base Nacional Comum, a escola tem os Macrocampos, sendo eles: desenho artístico, capoeira, dança, contação de história, teatro, flauta, fanfarra e canto coral.
A escola realiza anualmente alguns projetos que tem trazido contribuições imensas para o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes: Bullying, Jovem Empreendedor, ABC do Movimento, Práticas Restaurativas, Monteiro Lobato, Dia de “Quem Cuida de Mim”, Dia das Crianças, Alimentação Saudável, Alfabetização, Mente Saudável na Prática de Esportes, Inteligência Emocional, Proerd, Inclusão e Diversidade, Leitura, Mostra Cultural e Recreio Dirigido.
PREMIAÇÕES RELEVANTES NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS:
É a atual campeã dos Jogos Infantis. Ficou em 1º lugar no Projeto “Professor Educador Inovador da Educação Municipal – sendo a escola que mais inscreveu projetos em 2019. Foi campeã, em 2022, com projeto de alfabetização, bem como destaque na alfabetização municipal (1º e 2º ano), e na educação infantil (Infantil 5). Seguidamente, 2022 e 2023, recebeu premiação pela produção de textos e leitura do 2º ano.
Ainda em 2023, todos os profissionais da escola têm se desdobrado visando avanços significativos, já com êxito, tanto na alfabetização quanto nas avaliações externas, como: SAEB, Prova Paraná e Fluência Leitora.
APOIO: