“O que é o Natal para você?”
O Diário do Noroeste está desenvolvendo o Projeto Semeando Leitores, em parceria com a Secretaria de Educação de Paranavaí, que propõe uma redação com o tema: “O que é o Natal para você?”. Os objetivos são incentivar as práticas da leitura e da escrita.
Hoje apresentamos a Escola Municipal Professora Maria Schuroff Back. A instituição de ensino tem como diretora a professora Maria Aparecida da Silva Santos.
HISTÓRICO DA ESCOLA
A construção da Escola Professora Maria Schuroff Back aconteceu em 1991. O nome é homenagem a uma das primeiras professoras. Entretanto, antes de receber essa denominação, era conhecida como Escola São Cristóvão, por estar localizada no Jardim que leva esse nome (homenagem a José Vendolino Shuroff – caminhoneiro e devoto de São Cristovão, padroeiro dos motoristas).
O COMEÇO
Descendente de alemães, a família Schuroff chegou em Graciosa no ano de 1949. Em seguida, outras famílias chegaram atraídas pelas terras férteis da região.
Dessa forma, a comunidade foi crescendo e em 1966 foi construída a Escola São Cristóvão. Na época possuía duas salas de aula, uma cozinha e dois banheiros. Francisca Bruning Schuroff foi a primeira professora – hoje está aposentada.
De acordo coma direção da escola, a ideia de servir a primeira merenda partiu de Paula Ottersback Schuroff (esposa do José Vendolino Schuroff). Realizou esse trabalho por dois anos de forma voluntária.
O tempo foi passando e os alunos da escola foram aumentando devido ao fechamento de outras escolas rurais da região de Paranavaí. Com a demanda alta, o município entendeu a necessidade e concentrou esforços para a construção da atual Escola Professora Maria Schuroff Back – em uma área que havia sido reservada para a construção de uma igreja.
Em 1996 a demanda mais uma vez aumentou e a escola foi ampliada com mais duas salas de aula e uma secretaria.
Em 2002 o município teve que fazer outra reforma. Mais duas salas de aula foram construídas.
Em 2010 a Escola Municipal de Graciosa foi desativada e todos os alunos foram transferidos para a Escola Municipal Professora Maria Schuroff Back.
Diante dessa nova realidade, a escola teve que ser ampliada novamente com mais duas salas de aula, uma passarela, dois banheiros e um almoxarifado.
A Escola atualmente – A instituição de ensino oferece: Educação Infantil, Ensino Fundamental e a modalidade de Educação Especial (Sala de Recursos Multifuncional Tipo I), que abrange: Área da Deficiência Intelectual, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Transtornos Funcionais Específicos e Deficiência Física Neuromotor.
As turmas são organizadas em dois períodos: matutino e vespertino. Sendo que os alunos de maior idade são atendidos no período da manhã (2º, 3º, 4º e 5º anos) e os demais no período da tarde (Infantil 5, 1º ano e Sala de Recursos Multifuncional Tipo I). Atualmente existem 165 crianças matriculadas.
Além de participar dos projetos da Secretaria Municipal de Educação, a escola possui alguns projetos próprios.
Projetos – O “Família e Paz” é desenvolvido na escola desde 2008 com o objetivo de ajudar famílias, empregando a harmonia necessária para a convivência. É realizado no mês de agosto. A equipe escolar, juntamente com os professores, escolhe um tema referente ao projeto e elabora um cronograma com atividades a serem trabalhadas na escola e em família. O projeto é encerrado com palestra e finaliza com os filhos fazendo homenagens aos familiares.
“Leitura e Escrita” visa estimular de forma criativa a formação do hábito da leitura e da escrita por meio de algumas atividades:
– Jornal Boca da Garotada, com informações relacionadas a alguns trabalhos e projetos desenvolvidos pela escola; Maleta viajante; Centopeia da leitura; Varal literário: poesias criadas pelas crianças e exposta no pátio; Dia da leitura dos pais para os filhos na escola; Produção literária, dia do autógrafo: coletânea com produções de texto; Troca de livrinho de literatura; Ler é bom; Projeto “Bem estar, bem ficar”.
A Professora de Educação Física Dayane Ramos Meyer, desenvolveu o Projeto “Bem estar, bem ficar”, com os alunos do 3º ano A, que tem como objetivo favorecer o desenvolvimento e compreensão das emoções inerentes a todos os seres humanos, além de promover bem estar físico e emocional aos alunos, levando-os a um autoconhecimento, compreensão e controle dos sentimentos, através de exercícios de respiração, Yoga, meditações guiadas, cotações de histórias e rodas de conversa e palestra com psicóloga Para o próximo ano letivo o objetivo é ampliar o projeto para todas as turmas da escola, e também para os docentes e funcionários da instituição.