(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SEMEANDO LEITORES

Apresentamos a Escola Municipal Professora Maria Schuroff Back

“O que é o Natal para você?”

O Diário do Noroeste está desenvolvendo o Projeto Semeando Leitores, em parceria com a Secretaria de Educação de Paranavaí, que propõe uma redação com o tema: “O que é o Natal para você?”. Os objetivos são incentivar as práticas da leitura e da escrita.

Hoje apresentamos a Escola Municipal Professora Maria Schuroff Back. A instituição de ensino tem como diretora a professora Maria Aparecida da Silva Santos.

HISTÓRICO DA ESCOLA

A construção da Escola Professora Maria Schuroff Back aconteceu em 1991. O nome é homenagem a uma das primeiras professoras. Entretanto, antes de receber essa denominação, era conhecida como Escola São Cristóvão, por estar localizada no Jardim que leva esse nome (homenagem a José Vendolino Shuroff – caminhoneiro e devoto de São Cristovão, padroeiro dos motoristas).

O COMEÇO

Descendente de alemães, a família Schuroff chegou em Graciosa no ano de 1949. Em seguida, outras famílias chegaram atraídas pelas terras férteis da região.

Dessa forma, a comunidade foi crescendo e em 1966 foi construída a Escola São Cristóvão. Na época possuía duas salas de aula, uma cozinha e dois banheiros. Francisca Bruning Schuroff foi a primeira professora – hoje está aposentada.

De acordo coma direção da escola, a ideia de servir a primeira merenda partiu de Paula Ottersback Schuroff (esposa do José Vendolino Schuroff). Realizou esse trabalho por dois anos de forma voluntária.

O tempo foi passando e os alunos da escola foram aumentando devido ao fechamento de outras escolas rurais da região de Paranavaí. Com a demanda alta, o município entendeu a necessidade e concentrou esforços para a construção da atual Escola Professora Maria Schuroff Back – em uma área que havia sido reservada para a construção de uma igreja.

Em 1996 a demanda mais uma vez aumentou e a escola foi ampliada com mais duas salas de aula e uma secretaria.

Em 2002 o município teve que fazer outra reforma. Mais duas salas de aula foram construídas.

Em 2010 a Escola Municipal de Graciosa foi desativada e todos os alunos foram transferidos para a Escola Municipal Professora Maria Schuroff Back.

Diante dessa nova realidade, a escola teve que ser ampliada novamente com mais duas salas de aula, uma passarela, dois banheiros e um almoxarifado.

A Escola atualmente – A instituição de ensino oferece: Educação Infantil, Ensino Fundamental e a modalidade de Educação Especial (Sala de Recursos Multifuncional Tipo I), que abrange: Área da Deficiência Intelectual, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Transtornos Funcionais Específicos e Deficiência Física Neuromotor.

As turmas são organizadas em dois períodos: matutino e vespertino. Sendo que os alunos de maior idade são atendidos no período da manhã (2º, 3º, 4º e 5º anos) e os demais no período da tarde (Infantil 5, 1º ano e Sala de Recursos Multifuncional Tipo I). Atualmente existem 165 crianças matriculadas.

Além de participar dos projetos da Secretaria Municipal de Educação, a escola possui alguns projetos próprios.

Projetos – O “Família e Paz” é desenvolvido na escola desde 2008 com o objetivo de ajudar famílias, empregando a harmonia necessária para a convivência. É realizado no mês de agosto. A equipe escolar, juntamente com os professores, escolhe um tema referente ao projeto e elabora um cronograma com atividades a serem trabalhadas na escola e em família. O projeto é encerrado com palestra e finaliza com os filhos fazendo homenagens aos familiares.

“Leitura e Escrita” visa estimular de forma criativa a formação do hábito da leitura e da escrita por meio de algumas atividades:

– Jornal Boca da Garotada, com informações relacionadas a alguns trabalhos e projetos desenvolvidos pela escola; Maleta viajante; Centopeia da leitura; Varal literário: poesias criadas pelas crianças e exposta no pátio; Dia da leitura dos pais para os filhos na escola; Produção literária, dia do autógrafo: coletânea com produções de texto; Troca de livrinho de literatura; Ler é bom; Projeto “Bem estar, bem ficar”.

A Professora de Educação Física Dayane Ramos Meyer, desenvolveu o Projeto “Bem estar, bem ficar”, com os alunos do 3º ano A, que tem como objetivo favorecer o desenvolvimento e compreensão das emoções inerentes a todos os seres humanos, além de promover bem estar físico e emocional aos alunos, levando-os a um autoconhecimento, compreensão e controle dos sentimentos, através de exercícios de respiração, Yoga, meditações guiadas, cotações de histórias e rodas de conversa e palestra com psicóloga Para o próximo ano letivo o objetivo é ampliar o projeto para todas as turmas da escola, e também para os docentes e funcionários da instituição.

Estudantes farão a redação proposta pelo projeto
Escola graciosa

Compartilhe: