(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Estudantes devem ficar atentos aos prazos Foto: Lucas Fermin/Seed

EDUCAÇÃO

Aprova Paraná Universidades abre nesta quinta as inscrições para os classificados

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) informa que o período de inscrições no Sistema Aprova Paraná Universidades começa nesta quinta-feira (29). O programa integra a política educacional do Governo do Estado voltada à ampliação do acesso ao ensino superior público, organizando de forma unificada a disputa por vagas nas instituições estaduais. Esta etapa é destinada aos candidatos que tiveram confirmados seus resultados na Prova Paraná Mais (de avaliação de desempenho) e que desejam concorrer às vagas ofertadas pelas universidades estaduais. O prazo segue até 2 de fevereiro.

A participação nesta fase é obrigatória para que o estudante integre efetivamente o processo seletivo. É nesse momento que o candidato deve acessar a plataforma, fazer o cadastro e confirmar o interesse nas vagas, além de indicar e organizar suas opções de curso e instituição.

“Esse é o maior programa do ensino estadual do Paraná e realiza a inclusão de estudantes da rede pública nas instituições de ensino superior pertencentes ao Governo do Estado. Com ele vemos esses alunos ocupando mais espaços de ensino”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. Participam do programa as universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP) e Estadual do Paraná (Unespar).

Permitindo que o estudante acompanhe o status da sua classificação em tempo real, o sistema de ranking dinâmico é atualizado diariamente ao longo do período de inscrições. Com isso, os participantes conseguem acompanhar a própria colocação e visualizar suas chances de aprovação conforme as notas e escolhas feitas pelos demais candidatos. Esse acompanhamento permite decisões estratégicas, já que as opções podem ser alteradas durante o prazo.

Além da escolha do curso e da instituição, é importante que o candidato revise todos os dados cadastrados, evitando inconsistências que possam comprometer a participação. A orientação é não deixar a inscrição para os últimos dias, garantindo tempo para ajustes e correções, se necessário. O ranking é atualizado diariamente e as opções podem ser alteradas dentro do prazo.

Como se inscrever

Para fazer a inscrição, o candidato deve acessar o Sistema Aprova Paraná Universidades, dentro do período estabelecido, fazer login na plataforma com seus dados, conferir as informações pessoais já registradas e, em seguida, confirmar o interesse em participar do processo seletivo.

Depois, é necessário selecionar e ordenar as opções de curso e instituição desejadas, finalizando a inscrição no próprio sistema. Durante todo o prazo, é possível retornar à plataforma para acompanhar o ranking, revisar dados e alterar as escolhas, caso necessário. 

Nota na avaliação

Os alunos que podem participar do Aprova Paraná Universidades fizeram a Prova Paraná Mais, uma avaliação de alunos do ensino médio da rede estadual, que foi aplicada em novembro de 2025 para cerca de 72 mil estudantes. Ela é a principal ferramenta do Estado para avaliar o desempenho de estudantes da rede estadual.

Além disso, também é uma oportunidade de acesso ao Ensino Superior para os concluintes do Ensino Médio: as notas podem ser utilizadas para ingresso nas universidades estaduais pelo programa Aprova Paraná Universidades, uma parceria entre a Seed-PR e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). 

São reservadas 20% das vagas das universidades estaduais para os alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio que realizarem a Prova, desde que não zerem a pontuação na redação. Eles podem se candidatar a até duas opções de cursos nas universidades participantes. A oferta para 2026 é de 3.757 vagas distribuídas em 440 cursos de nível superior.

Compartilhe: