(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

AVALIAÇÃO

Aprovação do Sistema Nacional de Educação é urgente, dizem representantes do Consed e Undime

Representantes do setor educacional que participaram nesta segunda-feira (29) de audiência pública na Subcomissão da Educação na Pandemia, do Senado Federal, destacaram a importância da aprovação do Sistema Nacional de Educação. Projeto de autoria do presidente da Subcomissão, senador Flávio Arns (Pode-PR), já foi aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte e está pronto para ser votado no plenário da Casa.

“O SNE vai trazer a formalização e a pactuação de um entendimento mútuo. Ele vai alinhar e articular políticas públicas, garantindo o comprometimento das ações da União, estados e municípios de forma colaborativa. Esse sistema deveria ter sido criado até junho de 2016, como o previsto pelo Plano Nacional de Educação, agora precisamos corrigir essa lacuna”, afirmou Arns.

Fátima Gavioli, secretária de educação de Goiás, que no debate representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), afirmou que, infelizmente, os alunos estão desesperançosos. “Muitos deles passam fome e as escolas só contam com verbas federais. Outra questão muito importante é que as escolas estão lutando para fazer a retomadas das aulas, mas esbarram na perda de poder da ciência, quando dizem que é preciso conviver com a pandemia. Não, não podemos aceitar isso, a vacina é o que temos de concreto neste momento”, explicou.

A secretária falou, ainda, sobre o ingresso na faculdade por parte dos estudantes. “Muitos terminam o ensino médio e optam pelo ensino técnico para ingressar logo no mercado de trabalho e só depois pensar em entrar na faculdade. É uma realidade”, acrescentou.

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Martins Garcia, também falou da triste realidade da fome entre os alunos e da necessidade de aprovar o SNE e o regime de colaboração entre os entes federados. “A aprovação do Sistema Nacional de Educação é urgente. É preciso institucionalizar uma política nacional de educação que garanta o direito à vida, à educação. Ao lado do acolhimento escolar, do fortalecimento da relação professor/aluno e da garantia de recursos extraorçamentários”, explicou.

A próxima audiência pública da Subcomissão da Educação na Pandemia será no dia 6 de dezembro, às 10h.

Compartilhe: