REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A Câmara de Vereadores de Paranavaí aprovou em segundo turno a abertura de mais cinco vagas para a Guarda Municipal. A seleção será através de concurso público, que deverá ocorrer até junho deste ano.
O projeto é de autoria do Poder Executivo, que apresenta como justificativa o estarrecimento da população com os ataques a escolas pelo Brasil, citando especificamente o caso de Blumenau (SC) no dia 5 de abril, quando quatro crianças foram assassinadas.
A necessidade reforçar a presença ostensiva das forças de segurança municipais nos espaços públicos, inclusive nos estabelecimentos de ensino, faz parte das ações coordenadas da Prefeitura de Paranavaí.
Outra proposta da Administração Municipal é implementar treinamentos aos servidores no sentido de identificar potenciais situações de risco. O objetivo principal “é dar aos pais a tranquilidade de que seus filhos estão seguros nos equipamentos educacionais do Município”, diz o texto.
Aprovado por unanimidade nos dois turnos de votação, o projeto de lei apresenta projeções econômicas e financeiras comprovando que as cinco contratações a mais não representarão avanço sobre o limite prudencial de gastos com folha de pagamento.
Situação atual – A comoção social levantou discussões sobre segurança nas escolas. As ameaças constantes de novos ataques pelo Brasil motivaram a intensificação das ações das forças de segurança.
No dia 17 de abril, por exemplo, a Polícia Civil de Paranavaí apreendeu quatro jovens que teriam divulgado nas redes sociais mensagens com tons de ameaça. A operação teve desdobramento três dias depois com o cumprimento de mais seis mandados de busca e apreensão nas casas de adolescentes.
Mais de uma semana depois, o delegado-chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí, Luiz Carlos Mânica, informou que a situação é de tranquilidade e que não foram identificadas novas postagens com conteúdos que incitassem atos de violência em escolas.
Comentários 0