(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

INCLUSÃO

Aprovada em Paranavaí reserva de vagas de estacionamento para pessoas com autismo

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A aprovação do projeto de lei 17/2024 na Câmara de Vereadores de Paranavaí é um passo importante na consolidação de políticas públicas inclusivas voltadas a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). O texto de autoria do Poder Executivo dá o direito de utilizarem vagas de estacionamento destinadas a veículos que transportam quem tem deficiência com comprometimento de mobilidade.

O momento é oportuno, considerando que o mês que se aproxima é dedicado à conscientização sobre o TEA. A campanha Abril Azul propõe o envolvimento de toda a comunidade no debate.

O uso das vagas de estacionamento estará condicionado à apresentação de credencial – emitida pela Secretaria Municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito. Para obter o documento será necessário levar carteira de identificação relacionada ao TEA ou ludo médico.

Na justificativa que acompanhou o PL 17/2024, o Poder Executivo explica que o TEA não é compreendido como deficiência, mas um transtorno global do desenvolvimento, conforme a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) F84, podendo ou não ser acompanhada de outras manifestações.

“Não obstante, a lei federal 12.764 (Lei Berenice Piana), dispõe que ‘a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos legais’, ou seja, entende-se que deve de igual maneira ser incluída em todas as políticas públicas que visem a promoção da igualdade e desenvolvimento, bem como proteção e integração social.”

Compartilhe: