(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Aprovado o projeto de lei que proíbe venda de escapamentos automotivos com ruídos excessivos

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Os vereadores de Paranavaí aprovaram, nesta segunda-feira (22), o projeto de lei 105/2023, que dispõe sobre a comercialização de escapes automotivos com ruídos excessivos. Estão listados equipamentos para motocicletas, motonetas, ciclomotores, quadriciclos, triciclos, bicicletas com motor auxiliar e veículos assemelhados, nacionais e importados.

O texto apresenta como parâmetro a resolução 252/1999 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que trata da emissão de sons acima de 99 decibéis.

As empresas que prestam serviços em motocicletas somente poderão efetuar a montagem ou a troca do escapamento de motocicletas mantendo sua originalidade, proibida a retirada de qualquer componente interno.

A fiscalização se dará aleatoriamente ou a partir de denúncias. Constatada a irregularidade, o infrator estará sujeito à cobrança de multa de R$ 3 mil, podendo recorrer no prazo máximo de cinco dias úteis após a aplicação da penalidade. O valor será corrigido anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou outro que vier a substituí-lo.

O texto é de autoria do vereador Leônidas Fávero Neto e também é assinado por Luís Paulo Hurtado e Aparecida Gonçalves. O prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes terá prazo de 90 dias para regulamentar a lei.

Compartilhe: