(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Aprovado projeto de lei que institui o Programa Municipal de PPPs

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A Câmara de Vereadores de Paranavaí aprovou nesta semana o projeto de lei que institui o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas, destinado a promover, fomentar e coordenar as PPPs no âmbito da Administração Municipal direta ou indireta.

O objetivo é incentivar e apoiar iniciativas privadas que visem à criação ou ampliação de mercados, à geração de empregos, à eliminação das desigualdades sociais, ao aumento de distribuição de renda ou ao equilíbrio do meio ambiente.

Para promover a prestação adequada e universal dos serviços públicos, deverão ser adotados instrumentos eficientes de gestão, com transparência, disponibilidade de informações, isonomia, competitividade no processo licitatório, eficiência na formatação de projetos, segurança e estabilidade jurídica e regulatória na gestão e na execução dos contratos de parceria.

Poderão ser objetos do Programa Municipal de PPPs: delegação da prestação se serviços públicos, gestão e exploração de bens públicos, realização de obras públicas e implantação, ampliação, melhoramento, reforma, manutenção ou gestão de infraestrutura pública.

A aprovação dos projetos estará condicionada ao efetivo interesse público, considerando a natureza, a relevância e o valor do objeto. Também será necessário demonstrar a viabilidade técnica e econômico-financeira, constatar que as despesas serão compatíveis com a Lei de Diretrizes Orçamentárias e verificar os impactos ambientais com relação à implementação do empreendimento, se for o caso.

Em mensagem encaminhada à Câmara de Vereadores, o Poder Executivo justificou a importância das PPPs classificando como “instrumento utilizado pelo Estado para realizar investimentos em infraestrutura e serviços públicos”. Conforme o texto, os contratos de parceria permitem a contratação de empresas privadas que serão responsáveis por obras e serviços de interesse público, resultando na desoneração dos cofres municipais no atendimento das necessidades da população.

Compartilhe: