DA UOL/FOLHAPRESS
A Fifa divulgou nesta quinta-feira (19) a lista de árbitros e auxiliares selecionados para a Copa do Mundo deste ano, no Qatar. Dois juízes brasileiros foram escolhidos: Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio.
Tanto Claus quanto Wilton vinham fazendo cursos e participando de encontros da Fifa na condição de campo visando a participação no Qatar. Havia a incerteza se apenas um dos dois iria para o Mundial, mas, no fim, os dois acabaram selecionados.
Claus é paulista, tem 42 anos e foi eleito de 2016 a 2018 o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro. Ele foi o responsável por apitar o segundo jogo da final do Campeonato Paulista de 2022, entre Palmeiras e São Paulo, e recebeu elogios pela atuação no Allianz Parque.
O árbitro tem experiência internacional e apitou alguns jogos das Eliminatórias para a Copa do Qatar. Em um deles, causou revolta de Lionel Messi. Claus irritou o argentino ao anular um gol do camisa 10 no empate por 1 a 1 com o Paraguai, em novembro de 2020.
Após o gol de Messi, o VAR chamou Claus para analisar uma possível falta da Argentina no início da jogada. O juiz brasileiro marcou a falta para o Paraguai e anulou o gol do camisa 10 para revolta dos argentinos. Antes, a seleção argentina já havia reclamado de um pênalti marcado para o Paraguai no primeiro tempo, que resultou no gol dos paraguaios.
“Duas vezes. Você já nos ferrou duas vezes”, disse Messi para Claus, que ignorou a revolta do argentino. A leitura labial foi feita pela emissora Tyc Sports.
Já Wilton é da Federação Goiana, tem 40 anos e já esteve no Mundial da Rússia, em 2018, como árbitro de vídeo, enquanto Sandro Meira Ricci foi escalado para atuar no campo. Wilton ganhou o prêmio de melhor árbitro do Brasileirão em 2019.
Assim como Claus, Wilton também já foi alvo da ira de Messi. Em outubro do ano passado, após vitória da Argentina contra o Peru, pelas Eliminatórias, o camisa 10 argentino foi às redes sociais reclamar do árbitro brasileiro.
“O árbitro sempre que apita nosso jogo faz a mesma coisa, parece que é de propósito. Mas, bem, três pontos importantes que nos deixam perto do nosso objetivo”, escreveu Messi em uma publicação no Instagram.
Não foi a primeira vez que o atacante reclamou de Wilton. Após a vitória por 3 a 0 sobre o Equador na Copa América 2021, o craque argentino já havia se queixado, dizendo: “A partida se complicou, o árbitro fez as coisas dessa forma”.