REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) defendeu a duplicação da BR-376 de Paranavaí até a divisa com Mato Grosso do Sul e disse que a rodovia é fundamental para o escoamento das produções agrícolas e o fomento das atividades turísticas do Noroeste do Paraná.
Ontem (25) ele esteve na região e conversou com o Diário do Noroeste sobre infraestrutura e logística, desenvolvimento econômico, saúde, educação e política.
Começou com uma análise sobre o modelo de concessão das rodovias paranaenses, tratando especificamente do projeto inicial para a região, que não prevê a duplicação da BR-376, apenas o acréscimo de terceiras faixas em alguns trechos. Criticou: “Se vamos pagar mais, que haja retribuição em obras”. A previsão é que uma nova praça de cobrança de pedágio seja construída em Guairaçá.
A proposta, disse Chiorato, não é compatível com as perspectivas de crescimento do Noroeste, especialmente com a construção da ponte sobre o Rio Paraná, ligando o estado a Mato Grosso do Sul. O estudo de viabilidade da obra está em andamento, custeado pela Itaipu Binacional.
O deputado também considerou a diversificação econômica e as possibilidades que o novo cenário pode trazer. Se antes a região do Arenito Caiuá era marcada pela monocultura da cana de açúcar, agora vê crescer outras atividades, como a citricultura e o turismo. “Tudo isso exige melhores condições de tráfego”, argumentou.
Santa Casa – Na área da saúde, Chiorato disse que o Governo Federal avalia formas de investir nas entidades filantrópicas como a Santa Casa de Paranavaí, que enfrentam graves problemas financeiros desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020.
Confirmou o envio de R$ 1,8 milhão ao hospital, verba destinada ao que chamou de manutenção corretiva. Em uma analogia com a questão viária, seria como tapar os buracos do asfalto para evitar a interrupção do tráfego. O próximo passo será encontrar formas de ampliar os repasses para custear as entidades filantrópicas e evitar que fechem. “Sem a Santa Casa, onde os pacientes da região seriam atendidos?”
Greve – Em relação à educação, o deputado garantiu apoio aos professores das universidades estaduais, em greve há mais de 10 dias. A categoria reivindica reposição salarial e calcula defasagem de 42%, índice referente a sete anos sem reajustes. A avaliação é que o Governo do Estado precisa ceder e abrir as negociações com os docentes.
Eleições 2024 – Presidente estadual do PT, Chiorato disse que as lideranças partidárias já estão discutindo as eleições municipais de 2024. O pré-candidato a prefeito de Paranavaí é Cesar Alexandre. “Estamos discutindo com outros partidos.”
A intenção é formar chapa completa para vereadores e ampliar o número de cadeiras. Atualmente o PT tem apenas um representante em Paranavaí, Josival Moreira.
O deputado estadual disse que a sigla ganhou forças com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente, por isso, mesmo com o alto índice de aprovação da atual gestão municipal, o PT deve despontar de forma positiva na disputa eleitoral.
Visita – Arilson Chiorato visitou a Escola Estadual Cívico-Militar Silvio Vidal, no Jardim São Jorge, e apresentou investimento de R$ 100 mil, através do programa Escola Bonita, do Governo do Estado, para a execução de reformas ou aquisição de equipamentos e mobiliários.
Também esteve no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA), na Vila Operária, e conversou com voluntários do projeto Querubim Azul, que atua em defesa de pessoas com transtorno do espectro autista. Depois, seguiria para Alto Paraná.
Acompanharam o deputado estadual na visita ao CEEBJA: o vereador Josival Moreira, o presidente do PT de Paranavaí, Nivaldo Mattos, secretário geral estadual da APP-Sindicato, professor Celso José dos Santos, entre outras personalidades.