(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA

Arilson Chiorato defende duplicação da BR-376 de Paranavaí à divisa com Mato Grosso do Sul

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) defendeu a duplicação da BR-376 de Paranavaí até a divisa com Mato Grosso do Sul e disse que a rodovia é fundamental para o escoamento das produções agrícolas e o fomento das atividades turísticas do Noroeste do Paraná.

Ontem (25) ele esteve na região e conversou com o Diário do Noroeste sobre infraestrutura e logística, desenvolvimento econômico, saúde, educação e política.

Começou com uma análise sobre o modelo de concessão das rodovias paranaenses, tratando especificamente do projeto inicial para a região, que não prevê a duplicação da BR-376, apenas o acréscimo de terceiras faixas em alguns trechos. Criticou: “Se vamos pagar mais, que haja retribuição em obras”. A previsão é que uma nova praça de cobrança de pedágio seja construída em Guairaçá.

A proposta, disse Chiorato, não é compatível com as perspectivas de crescimento do Noroeste, especialmente com a construção da ponte sobre o Rio Paraná, ligando o estado a Mato Grosso do Sul. O estudo de viabilidade da obra está em andamento, custeado pela Itaipu Binacional.

O deputado também considerou a diversificação econômica e as possibilidades que o novo cenário pode trazer. Se antes a região do Arenito Caiuá era marcada pela monocultura da cana de açúcar, agora vê crescer outras atividades, como a citricultura e o turismo. “Tudo isso exige melhores condições de tráfego”, argumentou.

Santa Casa – Na área da saúde, Chiorato disse que o Governo Federal avalia formas de investir nas entidades filantrópicas como a Santa Casa de Paranavaí, que enfrentam graves problemas financeiros desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020.

Confirmou o envio de R$ 1,8 milhão ao hospital, verba destinada ao que chamou de manutenção corretiva. Em uma analogia com a questão viária, seria como tapar os buracos do asfalto para evitar a interrupção do tráfego. O próximo passo será encontrar formas de ampliar os repasses para custear as entidades filantrópicas e evitar que fechem. “Sem a Santa Casa, onde os pacientes da região seriam atendidos?”

Greve – Em relação à educação, o deputado garantiu apoio aos professores das universidades estaduais, em greve há mais de 10 dias. A categoria reivindica reposição salarial e calcula defasagem de 42%, índice referente a sete anos sem reajustes. A avaliação é que o Governo do Estado precisa ceder e abrir as negociações com os docentes.

Eleições 2024 – Presidente estadual do PT, Chiorato disse que as lideranças partidárias já estão discutindo as eleições municipais de 2024. O pré-candidato a prefeito de Paranavaí é Cesar Alexandre. “Estamos discutindo com outros partidos.”

A intenção é formar chapa completa para vereadores e ampliar o número de cadeiras. Atualmente o PT tem apenas um representante em Paranavaí, Josival Moreira.

O deputado estadual disse que a sigla ganhou forças com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente, por isso, mesmo com o alto índice de aprovação da atual gestão municipal, o PT deve despontar de forma positiva na disputa eleitoral.

Visita – Arilson Chiorato visitou a Escola Estadual Cívico-Militar Silvio Vidal, no Jardim São Jorge, e apresentou investimento de R$ 100 mil, através do programa Escola Bonita, do Governo do Estado, para a execução de reformas ou aquisição de equipamentos e mobiliários.

Também esteve no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA), na Vila Operária, e conversou com voluntários do projeto Querubim Azul, que atua em defesa de pessoas com transtorno do espectro autista. Depois, seguiria para Alto Paraná.

Acompanharam o deputado estadual na visita ao CEEBJA: o vereador Josival Moreira, o presidente do PT de Paranavaí, Nivaldo Mattos, secretário geral estadual da APP-Sindicato, professor Celso José dos Santos, entre outras personalidades.

Compartilhe: