REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Soul. Do inglês, alma; princípio vital que integra pensamento, afetividade e sensibilidade; o sopro da vida.
Pop. Abreviação de popular; feito pelo povo e para o povo.
Na apresentação “Resgate e celebração da música preta brasileira”, soul e pop se encontram em notas e versos que homenageiam figuras marcantes da história da arte no Brasil. O projeto desenvolvido por Thiago Guglielmi e Nubia Rafaela tem a alma do povo negro e ganha os palcos de Paranavaí neste fim de semana.
O repertório inclui obras de Elza Soares, Jair Rodrigues, Tim Maia, Wilson Simonal, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Alcione, Sandra de Sá, Chico César e Liniker, além de trabalhos autorais. São canções que permanecem vivas na memória dos fãs, especialmente daqueles que acreditam que a luta por igualdade é um princípio vital.
Thiago Guglielmi destaca a importância de falar sobre o racismo – no ambiente de trabalho, no dia a dia, na música, na vida. “Não podemos deixar essa discussão morrer. Nos últimos anos, vimos o aumento de casos de violência e a diminuição de políticas públicas de proteção ao povo preto. Precisamos levar o tema para a comunidade.”
Nesta sexta-feira, os músicos paranavaienses se apresentam na unidade central do Sesc, próximo à Praça dos Pioneiros, às 19h30. No sábado, o espetáculo será na Praça dos Expedicionários, no Jardim São Jorge, às 18h. No domingo, Thiago Guglielmi e Nubia Rafaela levam o projeto “Resgate e celebração da música preta brasileira” à Praça dos Pioneiros, às 17h. Em todas as ocasiões, o espetáculo é gratuito e aberto a todos os públicos.
Cada música vem acompanhada de contextualização, informações do cantor e da canção, histórias sobre o momento da composição, dificuldades e conquistas dos artistas escolhidos para formar o repertório. Conforme pontua Thiago Guglielmi todos enfrentaram preconceitos, mas conseguiram abrir caminhos e quebrar paradigmas e se transformaram em ícones.
O projeto “Resgate e celebração da música preta brasileira” foi aprovado e financiado com recurso público oriundo do Edital de Apoio à Cultura – Concurso 01/2022, do Fundo Municipal de Cultura.