REINALDO SILVA / Da Redação
O cronômetro marca 45 minutos. É o tempo que Aryldo Zoccante Cardoso tem para apresentar propostas e explicar como conduzirá Paranavaí, caso seja eleito.
Emedebista, contador, empresário, marido, pai. Zoccante é o primeiro candidato a prefeito de Paranavaí a participar da série de entrevistas organizada pelo Diário do Noroeste. A ordem dos encontros e das publicações no jornal impresso e nas mídias digitais foi definida por sorteio.
O postulante do MDB ao Palácio Ivaí integra a coligação Respeito e Liberdade, tendo como candidato a vice-prefeito Florivaldo Bastos (PL), mais conhecido como Val da Trans Entulho.
Durante a conversa com a equipe do DN, Zoccante falou sobre política, infraestrutura, assistência social, educação, desenvolvimento econômico, segurança e políticas para mulheres.
Nesta edição, trazemos trechos da entrevista, feita no dia 19 de agosto, conduzida pelos jornalistas Adão Ribeiro (editor-chefe do DN), Monique Manganaro e Reinaldo Silva.
O vídeo completo está disponível no canal do Diário do Noroeste no You Tube. Confira:
SEGURANÇA
Entre as ações asseguradas pelo candidato está a criação da Secretaria Municipal da Mulher, que garantirá verbas para implementar políticas de proteção voltadas ao público feminino.
As demandas nesse sentido se acumulam e requerem atenção especial do gestor municipal. No âmbito da violência doméstica, a Delegacia da Mulher registrou 135 boletins de ocorrência no primeiro trimestre deste ano, quatro a mais que no mesmo período de 2023.
“Uma das soluções é a ampliação da Guarda Municipal, inclusive com a contratação de mulheres, para se criar uma Patrulha Maria da Penha. Conversei com alguns guardas municipais e eles me disseram exatamente isto: a cada 10 ocorrências, seis são violência doméstica, às vezes contra mulheres, às vezes com criança.”
O candidato também argumenta que é preciso separar a estrutura da Delegacia da Mulher da 8ª Subdivisão Policial e reivindicar que seja chefiada por uma mulher – e não por um homem, como é atualmente.
Para além das situações de violência, é essencial garantir que as mulheres tenham independência financeira, por isso a secretaria municipal terá como atribuições promover cursos profissionalizantes e intermediar o acesso a linhas de financiamento para empreendedoras.
SAÚDE
A saúde está sempre no topo da lista de preocupações do gestor público. Zoccante não fica alheio a essa ponderação e defende que haja mutirões de atendimento para zerar a fila de espera para especialidades, assim chamadas áreas específicas da medicina, tais como, ortopedia, neurologia, cardiologia e endocrinologia.
“Ficou muito cômodo para o gestor municipal, toda vez que se fala em especialidades, ele fala ‘isso não é função minha, é função do estado’. Só que o munícipe não quer saber se quem vai pagar é o município, o estado ou a União, ele quer ser atendido.”
Zoccante diz ser necessário aprimorar os serviços prestados nas unidades básicas de saúde, implantando o sistema de telemedicina, que permite o monitoramento de pacientes, a troca de informações médicas e a análise de resultados de exames – tudo de forma digital.
“Quando consigo fazer a telemedicina funcionar, principalmente no generalista, no clínico geral, eu vou reduzir a fila de atendimento no posto. Isso vai me dar mais capacidade para que as pessoas que chegam ao posto sejam mais bem atendidas. Isso vai ajudar também na fila de especialidades.”
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Paranavaí sem Fome. O nome do programa indica o objetivo: dar assistência adequada às pessoas em situação de vulnerabilidade social e garantir que tenham acesso a alimentação de qualidade. “Organizar a assistência social é muito importante.”
É preciso criar estratégias de aproximação, estar nas ruas, identificar e cadastrar essa população.
“O que faz uma gestão ser importante? Ter informações. Então qual o nosso projeto principal para combate à fome? Primeiro é saber onde está essa fome? É ter um cadastro dessas pessoas e poder servi-las. E não é pra servir pra sempre, mas buscar alternativas para que em dois, três anos elas consigam sair dessa situação de fome e passem a ser pessoas produtivas dentro do sistema de Paranavaí.”
Em relação à ocupação de terrenos próximos ao terminal urbano, muitas vezes por usuários de drogas, Zoccante avalia que é preciso ir até a base em busca de solução para o problema e não simplesmente retirar as pessoas, num processo de higienização da área central. “São seres humanos, merecem ter todo o tratamento dentro da legalidade, dentro da chance de poder se tratar.”
EDUCAÇÃO
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é uma ferramenta para medir a qualidade do aprendizado em todo o Brasil e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Recentemente Paranavaí obteve destaque no Ideb, com a Escola Municipal Jayme Canet alcançando 9,4 pontos. A nota média do município, 8,1 pontos, está entre as cinco melhores do Paraná.
A despeito do bom desempenho, Zoccante argumenta que o Ideb não dever ser a única forma de avaliar a educação. Há problemas sérios a resolver.
“Quem visita as escolas públicas em Paranavaí vê uma deficiência muito grande, principalmente nas acomodações. Sabemos que o atual governo comprou inúmeros ares-condicionados e até hoje não colocou – e olha que vivemos em uma cidade extremamente quente. Então o bem-estar dos alunos, dos professores, dos funcionários tem que ser revisto em Paranavaí.”
O candidato do MDB é enfático: é fundamental investir em inovação. “A sala de aula da escola primária é a mesma em que eu estudei. É uma lousa, um cara com giz dando aula. Temos que modernizar isso.” A solução é que todo estudante tenha um tablet e que as lousas tradicionais sejam substituídas por equipamentos digitais.
“Não podemos deixar nosso aluno do ensino fundamental fora da tecnologia, porque aquele aluno que está no colégio particular, que é o concorrente de mercado, que vai fazer o vestibular com ele, que vai fazer o Enem com ele, vai estar na tecnologia.”
INFRAESTRUTURA
Ao falar sobre infraestrutura, Aryldo Zoccante aponta a necessidade de investir na recuperação e na manutenção da malha asfáltica, principalmente nos bairros. Mas o problema é mais profundo, argumenta o candidato: é preciso sanar as deficiências no sistema de drenagem e acabar com os pontos de alagamento nos dias de chuva forte.
Em relação à Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado, o candidato propõe uma grande reformulação, com espaço seguro para quem faz caminhada ou anda de bicicleta. “As pessoas fazem isso na vicinal com grande perigo, sofrem acidentes direto. Vamos fazer uma avenida que atravesse a cidade inteira, que leve essa infraestrutura para que cidade tenha um fluxo de carro mais rápido, com segurança e sem cruzamento.”
POLÍTICA
Em 2022, Aryldo Zoccante foi coordenador em Paranavaí da campanha do governador Ratinho Junior para reeleição. Era o presidente municipal do PSD, mas viu o partido tomar decisões das quais não participou. Desfiliou-se e ingressou no MDB.
“É um partido no qual me sinto muito à vontade, um partido de centro, mais voltado para a direita, mas um partido que tem uma luta pronta, feita desde a época do militarismo, foi a grande resistência. É isso que estamos fazendo, vamos ser a resistência para quebrar essa casta que existe dentro da política de Paranavaí. E com propostas.”
O apoio do PL dá forças para o emedebista e revela como pretende se portar caso seja eleito. “O PL, para nós, é uma conduta, um partido ideológico, que tem pessoas muito importantes. Muito daquilo que o PL pensa, que os conservadores pensam, vai estar dentro do meu plano de governo.”
Votar em Aryldo Zoccante, resume o candidato, “é uma grande oportunidade de fazer uma cidade diferente”. “Se você não está contente com a cidade, se quer uma coisa mais moderna, mais objetiva, mais profissional, você vota no Aryldo Zoccante, você vota no 15.”