TEXTO: ADÃO RIBEIRO
PESQUISA: VERA LONGO
Trafegar entre as cidades de Paranavaí e Tamboara atualmente é muito rápido, um percurso relativamente fácil de pouco mais de 17 km. Mas nem sempre foi assim. A tranquilidade e a segurança da via chegaram apenas em 1992 com a inauguração do asfalto na PR-492, trecho chamado Rodovia Prefeito João Alexandre.
Entre as autoridades no ato de descerrando da placa inaugural estão ao centro o governador Roberto Requião (Gestão 1991/1994), e o engenheiro civil Luiz Tadeu Fernandes (Notti), da empresa de construção e pavimentação asfáltica, entre outras lideranças e convidados.
O asfaltamento da via colocou fim à aventura que era o simples deslocamento entre as cidades pelo caminho mais curto e de terra. Nos dias de chuva os viajantes encontravam a lama em abundância. Na seca, o problema era o areião. As duas situações tinham potencial de tornar a viagem uma dor de cabeça, pois ambas lembram atoleiro.
O trecho da importante via passou a ser oficialmente Rodovia João Alexandre no dia 7 de junho de 1993. O projeto foi aprovado pela Assembleia e sancionado pelo governador Requião. João Alexandre foi prefeito de Tamboara por duas gestões, eleito em 1969 e 1988.
Nota da Redação: Se você tem uma foto “daquele tempo” e queira compartilhar, envie para paranavai@diariodonoroeste.com.br . Lembre de colocar informações básicas como data, local e identificação das pessoas.


































