REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Este sábado (25) marca a abertura oficial da 52ª ExpoParanavaí. A solenidade está prevista para as 10h30 e deverá contar com a presença de autoridades e lideranças de todo o estado. Mais tarde, às 14h, deputados estaduais participarão da Assembleia Itinerante, um projeto que tem como objetivo aproximar os parlamentares e a comunidade e conhecer as demandas de cada região.
A 13ª sessão especial da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) será no Recinto Felício Jorge e dará aos representantes da sociedade civil e das administrações públicas municipais a chance de apresentar reivindicações, fazer sugestões e sanar dúvidas.
O projeto também prevê homenagens a personalidades e instituições que atuam em favor do desenvolvimento em níveis municipal, regional e estadual.
A reunião deste sábado será presidida pelo primeiro-secretário do Poder Legislativo, Alexandre Curi.
De acordo com a Alep, em 2023 o projeto garantiu mais de 3 mil sugestões e reivindicações de diversos setores da comunidade, tendo passado por Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos.
Em 2024, a Assembleia Itinerante começou por Arapongas e já atendeu aos municípios de Umuarama, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba Londrina e Maringá.
O projeto é uma iniciativa da atual gestão da Alep e tem sido levado a feiras e festas de grandes municípios do Paraná.
HOMENAGENS
Na tarde de ontem, a lista preliminar de homenageados pela Assembleia Legislativa do Paraná incluía representantes de diferentes municípios do Noroeste do Paraná. Cada deputado estadual fez as próprias indicações.
Entre os quase 60 nomes estão Edwirge Vieira Franco, padre Adão Dias Martins, Stefan Pauka, Valdemar Delatorre, Waldur Trentini, Maurício Gehlen, Valdir Tetilla, Liria Balestieri, Claudio Miguel de Souza, Eduardo Baggio, Rogério Lorenzetti, Edilson Avelar, Egleia Eredia, Fábio Luis Franco, Dante Ramos Júnior e Miguel Tranin, só para citar alguns.
O Diário do Noroeste também terá participação especial na sessão da Alep, mencionado pelo deputado estadual Adriano José.