(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.
Foto: Rogério Machado/Alep
Deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. Foto: Rogério Machado/Alep

LEGISLATIVO

Assembleia Legislativa do Paraná é a mais transparente do Brasil

Estudo do Programa Nacional de Transparência Pública revela que o Legislativo paranaense atendeu integralmente aos requisitos examinados por equipes técnicas independentes

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) é o Parlamento estadual mais transparente do Brasil. A Casa de Leis foi a única a alcançar 100% de transparência entre todos os 26 órgãos legislativos estaduais analisados pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), conforme levantamento divulgado nesta sexta-feira (5), um dia após a Alep ter sido condecorada com o Selo Diamante de Transparência pelo segundo ano consecutivo.

O levantamento, realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), analisou todas as Assembleias Legislativas, com exceção da Assembleia Legislativa de Alagoas, que não participou do programa. A análise considera o cumprimento de 132 critérios e 512 itens — todos atendidos pela Alep.

O resultado é fruto de um esforço intensificado desde 2023, quando a Casa participou pela primeira vez da iniciativa. À época, alcançou 59,10% em transparência pública, sendo o 11º Parlamento mais transparente. Já no ano seguinte, atingiu 95,32% — passando para a 4ª posição e conquistando pela primeira vez o Selo Diamante. Em 2025, a Alep se consolidou como líder absoluta.

No ranking nacional, apenas sete Assembleias Legislativas foram condecoradas com o Selo Diamante, que chancela instituições que alcançam mais de 95% de transparência. Após a Alep, aparecem as Assembleias de Goiás (99,85%), Rondônia (99,36%), Amapá (99,10%), Espírito Santo (98,23%), Ceará (97,47%) e Mato Grosso (97,13%).

Governo do Estado – No Paraná, além da esfera legislativa, a nota máxima também foi alcançada pelo Governo do Estado, igualmente condecorado com o Selo Diamante. O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) obteve 98,35%, recebendo o mesmo reconhecimento. O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) alcançou 90,68%, enquanto o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) obteve 81,80% — recebendo as classificações Ouro e Prata, respectivamente. A Defensoria Pública do Paraná, por sua vez, alcançou 82,17%.

Organizado pela Atricon, o selo foi entregue durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (IV CITC), realizado em Florianópolis. A cerimônia homenageou instituições federais, distritais, estaduais e prefeituras de capitais que conquistaram os selos Diamante e Ouro. O prêmio foi recebido, na solenidade, pela Comissão Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná.

“Transparência é uma das prioridades de nossa gestão. Montamos uma Comissão Permanente para adequar nosso Portal da Transparência aos critérios dos órgãos de controle, e isso resultou em um novo portal, acessível e amigável, que permite, em poucos cliques, que qualquer cidadão acesse todas as informações sobre nossa Casa Legislativa”, frisou o presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD).

O 1º secretário, deputado Gugu Bueno (PSD), ressaltou que a transparência é uma das prioridades da Mesa Diretora. “Estamos entre as Assembleias mais transparentes do Brasil, mostrando que transparência não é discurso, é trabalho na prática, com zelo e respeito aos paranaenses”, destacou.

“Continuamos trabalhando para que o cidadão e a sociedade tenham acesso claro às informações do Legislativo e possam nos auxiliar na construção de políticas públicas eficientes”, acrescentou a deputada Maria Victoria (PP), 2ª secretária.

Fonte: Felipe Bottamedi - Da Alep

Compartilhe: