(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Sessão da Alep nesta semana. Deputados estarão em Paranavaí para a Assembleia Itinerante
Sessão da Alep nesta semana. Deputados estarão em Paranavaí para a Assembleia Itinerante

PARANAVAÍ

Assembleia Legislativa Itinerante participa da Fiman 2025

Cibele Chacon

Da redação

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai integrar oficialmente a programação da 4ª Feira Internacional da Mandioca (Fiman), que será realizada de 25 a 27 de novembro, no Parque Internacional de Exposições Costa e Silva, em Paranavaí. A participação acontece por meio da Assembleia Legislativa Itinerante, que promoverá uma sessão especial na quarta-feira (26), às 18h, no Recinto Felício Jorge.

A iniciativa leva o Parlamento estadual para mais perto da população e dos setores produtivos, permitindo que deputados conheçam de perto as demandas regionais e dialoguem diretamente com a comunidade. Durante a Fiman, a presença dos parlamentares deve fortalecer a interlocução com produtores, pesquisadores e representantes da indústria da mandioca — um dos segmentos mais relevantes da economia paranaense.

O deputado estadual Adriano José intermediou a presença do Governo do Estado, juntamente com o governador Ratinho Junior, durante a Fiman. Além disso, solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, que a Assembleia Itinerante fosse realizada em Paranavaí durante o evento.

“Paranavaí é uma referência nacional e internacional no cultivo inteligente e inovador da mandioca para fins industriais. A Fiman é uma excelente oportunidade para fortalecer parcerias e impulsionar o desenvolvimento da mandiocultura no Brasil. A Região Noroeste do Paraná, com Paranavaí como grande propulsor desse crescimento, desempenha papel fundamental no avanço do agronegócio. É um enorme privilégio para mim representar Paranavaí na Assembleia Legislativa. Diversas autoridades estarão presentes à feira, prestigiando este importante evento. Parabenizo o presidente Ivo Pierin pelo evento e tenho certeza de que a Fiman deixa um legado de inovação para o campo a cada edição”, afirmou o deputado.

Importância da Fiman -Com entrada gratuita, das 13h às 20h, a Fiman 2025 reunirá produtores, pesquisadores, indústrias, exportadores e investidores em três dias de intensa programação, que inclui exposição de tecnologias, rodadas de negócios, palestras técnicas, Ideathon (maratona de inovação) e o tradicional Dia de Campo, marcado para o último dia da feira.

Reconhecida como o maior evento nacional dedicado exclusivamente ao setor mandioqueiro, a feira evidencia a força da cadeia produtiva no Paraná, segundo maior produtor de mandioca do Brasil e referência mundial em mecanização agrícola.

Para Ivo Pierin, vice-presidente para assuntos da Indústria da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) — entidade organizadora da Fiman —, a participação da Assembleia Legislativa reforça a relevância do evento e amplia a capacidade de diálogo do setor com o Estado.

“É importante, evidencia a importância da Fiman no contexto estadual. Já é a quarta edição da feira e o apoio da Alep vem de encontro ao que o setor necessita, porque o setor tem demandas e vai apresentar algumas aos deputados, e a gente tem sempre encontrado apoio na Assembleia para as nossas reivindicações”, afirma.

Pierin destaca ainda que muitos parlamentares terão a oportunidade de conhecer de perto a cadeia produtiva. “É importante que os deputados que não conhecem tenham a oportunidade de acompanhar o setor de mandioca. O Paraná é o segundo maior produtor nacional, e é de vanguarda na mecanização a nível mundial a partir das demandas dos produtores locais. Quando eles conhecem o potencial, a atenção pode ser muito mais ágil e comprometida.”

Ele reforça que a Fiman é um evento único, voltado exclusivamente ao setor mandioqueiro, capaz de atrair produtores e industriais de todas as regiões. “Essa integração da classe política com o setor é muito importante para nós e para Paranavaí e região. Nós só temos a agradecer.”

Para Pierin, a presença da Assembleia Legislativa Itinerante na Fiman deve proporcionar um ambiente estratégico para o encaminhamento de reivindicações do setor, estimular investimentos e reforçar o compromisso com o desenvolvimento da cadeia produtiva da mandioca no Estado.

Compartilhe: