(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

MERCADO

Atacarejos e supermercados fazem varejo alimentar crescer 8,4% em maio de 2024

O mês de maio de 2024 apresentou crescimento de 8,4% em relação a maio do ano anterior (2023), considerando o cenário geral de supermercado e atacarejo, revela o Paper Alimentar feito pela Bnex, empresa especializada em Ciência do Consumo.

Todos os canais cresceram no comparativo mês a mês do ano anterior, tendo o atacarejo o maior crescimento entre eles, de 9%. O canal ganha preferência do shopper pela diminuição do preço médio, que naturalmente contribui para o aumento da quantidade de itens no carrinho. Já os supermercados apresentam crescimento apoiado no aumento do preço médio, ticket médio e quantidade de clientes.

Ofertas e benefícios atrelados à cesta de Dia das Mães, como as flores, estimulam o crescimento do consumo dos clientes. O aumento do preço médio em canais de supermercado está associado à preferência por compras de perecíveis, como produtos de FLV (Frutas, Legumes e Verduras), que apresentam crescimento do preço médio acima de 30% na comparação com maio de 2023. Esse aumento está relacionado à sensibilidade de mudanças climáticas que podem impactar o volume da produção desses produtos.

Já a farinha de trigo, floco de milho, macarrão de 500 g e a cerveja lata (até 550 ml) tiveram redução significativa do preço médio nesse mesmo comparativo.

Considerando a análise do preço médio em relação ao mês anterior, ou seja, abril de 2024, o arroz teve crescimento de 13,6% e o leite de 9,3%. Essa movimentação está relacionada à imprevisibilidade do shopper em relação aos produtos devido às chuvas no Rio Grande do Sul, que impactaram a produção e a oferta nos supermercados.

Foram analisadas 128 milhões de transações de vendas para essa edição.

Compartilhe: