Texto: Adão Ribeiro
Pesquisa: Vera Longo
Hoje a coluna recorre a uma confraternização prevista para o próximo domingo (14) e vai ao passado mais uma vez, precisamente 1975. O ano de 75 marcou o ingresso da turma da foto ao Exército Brasileiro para o serviço militar. No caso em tela, serviço prestado no TG-05-010 de Paranavaí.
O ano passou e a vida de cada um seguiu por caminhos distintos. Porém, de tempos em tempos, a turminha se junta para boas risadas sobre o período e rememorar os momentos festivos e os perrengues que certamente existiram e que agora parecem infinitamente mais leves.
Neste domingo o espaço para o cantinho da saudade se repete mais uma vez na unidade militar. Às 9 horas os atiradores estarão a postos, agora sem a farda e sem o coturno bem engraxado, mas ainda no TG e com o mesmo espírito de saborear o lado bom da vida. Os jovens há mais tempo renovarão as lembranças de 50 anos e deixarão um até breve após o almoço, programado para o Restaurante da Roça, em Graciosa.
A turma de 1975 é muito marcante. Primeiro porque foi o grupo que sentiu na pele a famosa “geada negra” de 18 de julho. A geada dizimou os cafezais e gelou pés, mãos e orelhas da rapaziada de guarda no TG.
Outro fato marcante é que uma forte chuva no mês de setembro provocou danos no telhado do TG e o ano foi concluído no Parque de Exposições Arthur da Costa e Silva.
As lembranças são do Cabo 33 – Torrente, comandante da Sala das Armas e monitor. Cabo Torrente é o reconhecido Dorival, uma das referências do Grupo Gralha Azul e um dos entusiastas do encontro festivo da turma de 75.
Para ilustrar a nossa conversa, apresentamos a foto de uma confraternização ocorrida em 1995, quando o grupo completou 20 anos desde a primeira formação para o início do serviço militar.
Em pé: Sargento Vedana, Letrinta, Reginaldo, Moacir, Kamitami, Aparecido (in memorian), Sargento Raul, Sargento Miguel, Gilson, Kengo, Muniz, Martins, Edson, Domício, Vagner, Sargento Oriovaldo.
Agachados: Samir, Xavier, Mendes, Romildo, Vanderley, Torrente, Cereso (in memorian), Lima, Darcy, Carmo e Santana (in memorian).
Nota da Redação – Se você tem uma história “daquele tempo”, envie com foto para paranavai@diariodonoroeste.com.br