(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

RETRATOS

Atiradores de 75; amizade de meio século

Texto: Adão Ribeiro

Pesquisa: Vera Longo

Hoje a coluna recorre a uma confraternização prevista para o próximo domingo (14) e vai ao passado mais uma vez, precisamente 1975. O ano de 75 marcou o ingresso da turma da foto ao Exército Brasileiro para o serviço militar. No caso em tela, serviço prestado no TG-05-010 de Paranavaí.

O ano passou e a vida de cada um seguiu por caminhos distintos. Porém, de tempos em tempos, a turminha se junta para boas risadas sobre o período e rememorar os momentos festivos e os perrengues que certamente existiram e que agora parecem infinitamente mais leves.

Neste domingo o espaço para o cantinho da saudade se repete mais uma vez na unidade militar. Às 9 horas os atiradores estarão a postos, agora sem a farda e sem o coturno bem engraxado, mas ainda no TG e com o mesmo espírito de saborear o lado bom da vida. Os jovens há mais tempo renovarão as lembranças de 50 anos e deixarão um até breve após o almoço, programado para o Restaurante da Roça, em Graciosa.

A turma de 1975 é muito marcante. Primeiro porque foi o grupo que sentiu na pele a famosa “geada negra” de 18 de julho. A geada dizimou os cafezais e gelou pés, mãos e orelhas da rapaziada de guarda no TG.

Outro fato marcante é que uma forte chuva no mês de setembro provocou danos no telhado do TG e o ano foi concluído no Parque de Exposições Arthur da Costa e Silva.

As lembranças são do Cabo 33 – Torrente, comandante da Sala das Armas e monitor. Cabo Torrente é o reconhecido Dorival, uma das referências do Grupo Gralha Azul e um dos entusiastas do encontro festivo da turma de 75.

Para ilustrar a nossa conversa, apresentamos a foto de uma confraternização ocorrida em 1995, quando o grupo completou 20 anos desde a primeira formação para o início do serviço militar.

Em pé: Sargento Vedana, Letrinta, Reginaldo, Moacir, Kamitami, Aparecido (in memorian), Sargento Raul, Sargento Miguel, Gilson, Kengo, Muniz, Martins, Edson, Domício, Vagner, Sargento Oriovaldo.

Agachados: Samir, Xavier, Mendes, Romildo, Vanderley, Torrente, Cereso (in memorian), Lima, Darcy, Carmo e Santana (in memorian).

Nota da Redação – Se você tem uma história “daquele tempo”, envie com foto para paranavai@diariodonoroeste.com.br

Compartilhe: