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Resultado foi positivo no período, aponta o levantamento
Foto: Freepik
Resultado foi positivo no período, aponta o levantamento Foto: Freepik

LEVANTAMENTO

Atividade do comércio avança 2,7% na semana da Black Friday

O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, mostrou que a atividade do comércio físico durante a semana da Black Friday de 2025 (24 a 30 de novembro) cresceu 2,7% em comparação com o período equivalente do ano anterior (25/11 a 1/12/2024). No recorte do final de semana da data comemorativa (28 a 30 de novembro de 2025 vs. 29/11 a 1/12/2024), houve queda de 0,5%.

Segundo a economista da datatech, Camila Abdelmalack, o resultado reflete uma combinação de fatores que influenciaram o comportamento de consumo na data, marcada por maior diversificação dos meios de pagamento e por uma dinâmica de compras distinta da registrada em anos anteriores.

“O indicador acompanha o movimento de consultas de crédito realizadas pelos estabelecimentos comerciais. Em 2025, observamos que parte relevante das compras ocorreu por meio de transações à vista, impulsionadas pelo uso do Pix, que atingiu recorde de 297,4 milhões de operações em um único dia, data-chave da Black Friday, segundo dados do Banco Central. Além disso, o pagamento da primeira parcela do 13º salário, com prazo final coincidente com a promoção, favoreceu a quitação imediata de compras, mas não necessariamente ampliou a demanda por operações financiadas”, explica a economista.

Camila destaca ainda que o contexto de juros elevados mantém o crédito mais caro e restrito, o que limita a disposição para assumir novos financiamentos e reduz a intensidade das compras parceladas, mesmo em uma das datas mais relevantes do varejo. “Outro ponto que influenciou o padrão de consumo deste ano foi a antecipação das ofertas ao longo de novembro, o que distribuiu as compras em um período mais longo e diminuiu a concentração típica da semana principal e do final de semana da Black Friday.”

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