No primeiro semestre de 2024, as vendas no varejo físico do Brasil marcaram crescimento de 3,5%. Os dados são do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “a alta é significativa e segue uma tendência de crescimento contínuo, já que no ano passado o aumento foi de 4,9%, possivelmente devido à estabilização da economia e ao aumento da confiança do consumidor”. Veja o levantamento desde 2020 no gráfico a seguir:
O economista explica ainda que uma economia mais estável geralmente leva a um aumento no consumo e, consequentemente, nas vendas do comércio. “Além disto, a ampliação do crédito e o aumento do nível de emprego com os rendimentos subindo acima da inflação conferem sustentação à expansão das vendas do varejo”.
SETOR DE “COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES” PUXA ALTA
Na análise setorial do semestre, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” se destacou apresentando crescimento de 7,6%. “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” veio logo em seguida, com expansão de 5,9%. Apenas o setor de “Material de Construção” teve retração no período, de 0,7%.
VARIAÇÃO MENSAL
De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, junho de 2024 teve alta de 0,1% ante o mês anterior. Nessa análise, o segmento de “Tecidos, Vestuários, Calçados e Assessórios” e “Combustíveis e Lubrificantes” tiveram crescimento de 2,3%, seguidos por “Veículos, Motos e Peças” (1,8%), “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (0,5%) e “Material de Construção” (0,1%). O setor de “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” foi o único que se manteve estável (0,0%).