(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

DIREITOS E LUTAS

Atividades do mês da consciência negra começam neste domingo

O próximo dia 20 de novembro marca o Dia da Consciência Negra no Brasil, data para relembrar e destacar a luta de movimentos negros no combate ao racismo e por uma sociedade mais justa com direitos iguais para todo e qualquer cidadão. Em Paranavaí as atividades em alusão ao mês da conscientização se iniciam neste domingo (5) na Praça dos Pioneiros, juntamente com a abertura do Festival de Música e Poesia de Paranavaí – Femup.

As primeiras atividades são na Feira da Negritude, às 16 horas, espaço voltado para contação de histórias, oficinas de artes, rodas de conversas com destaques para autoras negras, batalhas de hip-hop, espaço gastronômico, barracas de penteados afro e encerrando com a apresentação musical da cantora Rubia Divino.

Presidente da Associação Negritude da Promoção da Igualdade Racial -ANPIR, Celso José dos Santos, disse que as atividades tem o intuito de dar visibilidade, conscientiza, além de elevar a autoestima das pessoas negras. “O ideal é que não houvesse a necessidade do dia, semana e mês da consciência negra. O mundo ideal é que pessoas se respeitassem na sua diversidade e diferenças.”

Durante todo o mês de novembro outras atividades serão realizadas. No dia 6, a ANPIR participa no Congresso da Unifatecie, dia 19 acontece a feira da negritude e o festival Margin’Arte, ambos serão realizados no Ginásio Noroestão.

O festival será um espaço voltado para apresentações e conscientização do movimento hip-hop e arte de rua. “É uma cultura totalmente marginalizada e os eventos são para dar visibilidade a esses artistas”, conta Claudio Kada, secretário de Comunicação da ANPIR.

As atividades continuam no dia 20 com a entrega da homenagem Personalidades Negras, na Câmara Municipal de Paranavaí. No dia 24, para encerrar a 27ª Semana da Negritude e 17ª África-Brasil, será realizada a Noite da Negritude. Evento que haverá desfile da beleza Negra, entrega de homenagens, comida típicas e músicas.

A professora Edna Bezerra destaca que através da arte, literatura, música e dança, a intenção é sensibilizar a sociedade para que as informações cheguem também até as crianças.

O presidente da ANPIR também ressalta o desafio para que as crianças sejam ensinadas a respeitar, além de compreender que a história do negro não é de escravidão, mas sim uma história milenar da humanidade, de riqueza, construções e pluralidade de cultura.

A conscientização e combate ao racismo deve acontecer em todos os locais e áreas da sociedade. Celso vê um avanço nas políticas públicas do munícipio voltada para a comunidade, mas enfatiza que poderia progredir ainda mais com a criação do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial.

De acordo com o presidente da ANPIR, 40% da população de Paranavaí se declara negra ou parda.

Programação
Compartilhe: