REINALDO SILVA
Da Redação
Dois de abril é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. O objetivo é sensibilizar o público sobre o tema, incentivar reflexões sobre a necessidade de compreensão e acolhimento, quebrar preconceitos e garantir que pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA) tenham oportunidades justas na escola, no trabalho e na vida social.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
Em Paranavaí, haverá uma série de atividades alusivas à data. A programação terá início na próxima quarta-feira e se estenderá até o final do mês. Entre as propostas, orientar familiares, capacitar profissionais de saúde, educação e assistência social e proporcionar momentos de lazer.
No dia 2, a Comissão Especial em Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Paranavaí, e o Centro de Apoio ao Autista de Paranavaí promovem dois eventos:
Caminhada “Abril Azul”, na Praça dos Pioneiros, às 9h. P
Palestra “O que é o mundo?”, no auditório da OAB, às 18h30, com o juiz de direito do Tribunal de Justiça do Paraná Ricardo Fulgoni, especialista em Direito Previdenciário e autista.
No dia 8, haverá a palestra “Cuidando do cuidador”, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Será no salão de eventos da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), às 14h, com foco em familiares de pessoas com TEA.
No dia 23, às 13h30, o médico Diórgenes Queiroz conduzirá uma capacitação voltada a profissionais que acolhem autistas nos âmbitos da saúde, da educação e da assistência social. Falará sobre diagnóstico e fluxograma de atendimento. O local ainda não foi definido.
No dia 26, o complexo esportivo do Sesc Paranavaí será espaço para a Recreação Inclusiva, das 14h às 18h. A ideia é oferecer momentos de diversão e integração, com atividades pensadas para o bem-estar das crianças.
Unespar – A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Paranavaí, também participará do debate sobre o TEA, com palestras abertas à participação de toda a comunidade. O evento será no dia 2 de abril no Centro de Conferências Professora Luzia Bana, a partir das 19h30, e contará com a intervenção dos seguintes profissionais:
Professora Rosângela Trabuco da Silva, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Ações Frente à Diversidade Educacional da Unespar.
Professora Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby, da Unicentro.
Professora Flavia Zanutto, da UEM.
Professor Douglas Borella, da Unioeste.
O evento é organizado pelas universidades estaduais do Paraná em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Seti).
Autismo – Neste ano, a campanha de conscientização sobre o autismo tem como tema “Informação gera empatia, empatia gera respeito”. A ideia é mostrar que o conhecimento promove a inclusão e o respeito às pessoas autistas.
O TEA é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação – verbal e não verbal – e interferência na socialização. Alguns sinais combinados podem indicar o transtorno do espectro autista em crianças:
Não manter contato visual por mais de dois segundos.
Isolar-se ou não se interessar por outras crianças.
Alinhar objetos.
Fazer movimentos repetitivos sem função aparente.
Não falar ou não fazer gestos para mostrar algo.
Repetir frases ou palavras em momentos inadequados.
Apresentar interesse restrito ou manter hiperfoco em um assunto.
Ter hipersensibilidade ou hiper-reatividade sensorial.
A orientação é buscar investigação diagnóstica junto a um médico neurologista ou psiquiatra à percepção de três ou mais desses sinais.