Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, o colégio CEEBJA Newton Guimarães de Paranavaí realizou a 1ª Exposição de Pinturas em Telas na 10ª Semana da Consciência Negra da Instituição Escolar. As telas produzidas pelos alunos em atividades interdisciplinares foram expostas todas as noites junto ao Seminário sobre a Condição da Pessoa Negra no Brasil, que teve ainda sessão de cinema e apresentação de capoeira.
Desde a implementação da Lei Federal 10.639/03 que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira, a instituição promove a Semana da Consciência Negra por meio da Equipe Multidisciplinar do Colégio.
Segundo a Diretora Amanda Bana, os trabalhos escolares iniciaram com o desenvolvimento dos conteúdos afro-brasileiros, isto é, a cultura e a paisagem do continente africano associadas ao conhecimento da cultura brasileira.
Além do respeito às etnias, o objetivo é despertar a consciência humana para que os alunos discutam o racismo e promovam a ideia de integração dos povos em uma formação da consciência de que somos uma comunidade humana.
As pinturas em tela foram orientadas pelos professores: Claudenira Carvalho, Eliete Almeida, Reinaldo Marques Filho e Rosinei Rodrigues.
Os conhecimentos adquiridos trouxeram aos alunos mais admiração pela arte, elevação da autoestima, trabalho em equipe e superação das expectativas dos alunos.
A aluna Michele Cruz do 2° Semestre B diz que “Com esse trabalho, descobri que eu tenho talento, fiz novos amigos e que com a união e dedicação de todos, colegas e professores, despertou em mim uma nova visão em relação ao ser humano”.
Palestra – Na última terça-feira, o professor José Fábio Gonçalves levou a sua experiência aos estudantes. Filho de pescadores de Porto Rico, o professor narrou a sua trajetória e a importância que a família e a educação tiveram em sua vida. Detalhou como conseguiu ser professor, superando uma sociedade que desacreditou no seu potencial.
Nesse sentido, reafirmam-se as palavras de Nelson Mandela. “A educação é arma mais poderosa para mudar o mundo.”
O Dia da Consciência Negra – O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.
(fonte: Wikipédia)
Para refletir: “Contemplar o belo é fazer das pequenas coisas um espetáculo aos nossos olhos.” Augusto Cury.